Afinal a gordura saturada faz mal ou bem? Veja neste artigo suas funções no organismo, motivos para ingeri-la e muito mais.
A gordura saturada é comumente tratada como uma vilã, algo a ser evitado a todo custo. Por sua vez, ela é fundamental na alimentação de qualquer pessoa, pois exerce funções fundamentais ao corpo humano.
Os tipos de gordura
Para facilitar a sua leitura, necessita-se que você saiba distinguir gordura saturada de gordura insaturada e gordura trans.
Gordura saturada
São os lipídeos encontrados principalmente em origem animal. A título de exemplo: carnes animais (bovina, ovina, suína e aves).
Possuem como funções no corpo humano: produção de esteroides (testosterona e progesterona), manutenção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e manutenção das membranas celulares.
Gordura Insaturada
São os lipídeos encontrados de alimentos provenientes de origem vegetal, como por exemplo: Azeite extra virgem de oliva. Um detalhe importante é quem elas podem ser divididas em gorduras monossaturadas, isto é, são ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula.
Suas funções são:
- Melhora nos níveis de colesterol bom HDL (High Density Lipoproteins);
- Produção de hormônios sexuais.
Gordura Trans
Gorduras criadas pela indústria alimentícia, afim de, melhorar o gosto dos alimentos e sua durabilidade. As gorduras trans são as únicas gorduras a serem evitadas, pois inflamam seu corpo, prejudicam seu metabolismo e podem causar diabetes.
Mitos sobre a gordura saturada
- O consumo da gordura saturada levará você a morte.
Seu consumo dificilmente leva alguém a óbito. Pelo contrário do que o senso comum pensa ‘’ Gorduras saturadas são ruins, evite-as a qualquer custo’’, elas podem e vão beneficiar sua vida, dentro e fora da musculação, pois seus papeis desempenhados favorecem a vida no geral (leia acima o que é e funções da mesma)
- Consumo excessivo causa diversos males a vida, como: entupimento das artérias, tromboses e causa infartos
Esta fonte de gordura é utilizada há milhares de anos, principalmente por nossos ancestrais. Todo este tabu é bem recente, pode-se dizer, que o culpado seja o cientista Ancel Keys que expandiu suas ideias através de pesquisas, talvez, ‘’ sejam financiadas bons indivíduos’’.
Novamente você se depara com mais informações contraditórias as expostas pela mídia e indústria alimentícia, há possibilidade de alguém estar te engando certo?
Razões para consumir gordura saturada
Produção de esteroides – esteroides são hormônios como a testosterona que atuam na construção muscular, desejo sexual e ativação de determinadas áreas do cérebro. Evitando o consumo ou consumindo de maneira restritiva as gorduras saturadas, logo você terá menor testosterona, o que pode, por sua vez, levar a depressão como afirma a seguinte pesquisa: “O homem é mesmo a sua testosterona”
Manutenção das vitaminas lipossolúveis – são micronutrientes de elevado grau de importância em processos metabólicos. Sua ausência ou fator que leva a prejudicar seu papel no sistema metabólico são:
- Acne (espinhas e cravos);
- Anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue);
- Baixa imunidade;
- Cirrose (Lesão hepática crônica resultante de uma variedade de causas, levando à formação de cicatrizes e insuficiência hepática);
- Depressão;
- Enxaqueca;
- Estresse;
- Hipertensão;
- Infertilidade;
Melhor utilização de lipídeos como ômega 3 – pois seu armazenamento e utilização é beneficiada pela membrana celular.
Fazem parte de 50% da membrana celular – geram melhor elasticidade e integridade que necessitam
Protegem o sistema digestório – especialmente contra bactérias
Beneficiam a saúde óssea
Quanto de gordura saturada comer?
Segundo pesquisas o valor ideal é cerca de 50% das calorias das gorduras. Caso você pensou, mas quantos por cento eu devo comer de gorduras? A resposta é como regra padrão 20% das suas calorias serem de lipídeos. Veja o exemplo:
Leonardo consome 2600 calorias ao dia, destas calorias 20% serão lipídeos, logo:
2600 x 0.2 = 520 calorias
Agora dividindo as calorias para gorduras saturadas e insaturadas.
520 / 2 = 260 calorias
Caso queira saber o valor em gramas basta dividir por 9, pois 9 calorias são igual a 1 grama de lipídeo.
260 / 9 = 28.88 gramas
Alimentos com gordura saturada:
Cortes bovinos (principalmente os mais gordos), frango, manteiga, bacon, cortes suínos, laticínios, queijos e coco.
A única gordura que você deve esquecer: GORDURA TRANS
Autor: Leonardo do BaseFitness.
Ainda tem dúvidas da quantidade de gordura para comer? Então leia o artigo Quantos gramas de gordura comer ao dia?.
Referências: