• Rodrigo Souza

    Adorei o artigo cara e o blog como um todo. Bem, além de ser um falso magro com barriga sou também vegano por motivos pessoais. Bem, gostaria de te deixar uma questão: O que posso fazer para reduzir os efeitos de perda de massa magra durante o cutting; Devo suplementar com BCAA ? Quais outros suplementos posso utilizar nessa fase de cutting? Obrigado.

    • BCAA não precisa, basta fazer as refeições e evitar o jejum.
      Pode usar multivitamínico porque a dieta é restritiva e pode faltar vitaminas e minerais.

  • Mulher Frugal

    Artigo mais esclarecedor que li depois de tanto pesquisar, um pouco complexo pra quem não entende muito bem,como eu.Me ajudou e vai ajudar na minha jornada para perder barriga e aumentar massa.

  • Dhener Sotero

    Olá Boa noite. Tenho 17 anos, 1,65 de altura e 52 kg, sou magro e não possuo muita barriga(apenas um pouco de pele flácida), gostaria de definir o abdômen(é possível fazer isso sendo magro?) e também gostaria de ganhar massa magra(visto que não possuo muitos músculos), não sou sedentário e gostaria da recomendação de uma dieta(visto que as vezes eu deixo de comer por não ter muita vontade mesmo) Agradeceria se pudesse me responder isso tudo

    • Para o abdômen aparecer, precisa hipertrofiar ele. Igual quando você quer que os músculos das suas costas apareça.
      Para isso, trate o abdômen como um músculo normal, dê dias de descanso, faça exercícios com cargas, 3 séries, 8 a 12 repetições.

  • Dionata Dal-Prá

    Opa, boa noite… tenho 18 anos, 1,75 de altura, 73 quilos(grande parte da gordura esta nas pernas, lombar e abdômen… tipo ao ponto de fazer estrias ao apertar… mas meus bíceps tem veias quando treino, e o meu serrátil se destaca bem ao fazer força com o abdômen…só que tenho aquela pochete, e estou em duvida se perdesse peso a ponta da costela iria ficar aparente… já que meu abdômen não tem uma boa hipertrofia), queria saber se começo por bulking ou cutting?

  • Benjamim Santos

    https://uploads.disquscdn.com/images/b207c747dd713637969fef38f9a9564d49bffefeab00c2d022e192bbb2eb26d8.jpg Oi boa noite, tenho 17 anos 1,67 de altura e não sei quanto eu peso, mas sou magro demais… mt msm não tenho barriga nem nada queria saber se ja posso malhar pra ganhar massa muscular ou se eu fizer isso vou ficar gordo e não definido? sou meio “definidinho” mas sou bem magro, queria saber oq comer quando estiver malhando e se vou engordar ou vou ganhar massa ficando mais definido, Obrigado !! olha uma foto do meu corpo no momento

  • ronaldo cruz

    Oi tenho 16 anos , 1,80 e 72 kg e malho a uns 5 meses Qnd comecei a malhar tinha 69 kg , nesses 5 meses q malho comecei a seguir dieta para ganho de massa muscular a 1 mês e tenho notado q ganhei um pouco de massa muscular , mas as gordurinhas no abdômen ainda incomodam e a falta de definição tbm , o q acha q devo fazer, continuar com bulking ou parar e fazer um cutting para depois fazer o bulking ? Vlw !

  • Pingback: ()

  • Leonardo Cezar

    Ótimo artigo, muito esclarecedor. Uma luz no fim do túnel. Minha maior dúvida é quanto a dieta… Já estou treinando, café da manhã pão integral e banana e leite, almoço normal, s tarde um pao integral novamente, janta normal, ceia uma banana ou leite. Faço academia regularmente e jogo basquete 2x na semana. Tenho 1,76 e 64kg. Isso é o suficiente para ganhar peso e consequentemente massa?

  • Eduardo Ferraz

    Opa parceiro, otimas dicas finalmente encontrei algo sobre isso haha e bem completo to felizao kkkk! Felizmente acho que tenho seguido o caminho certo estou a alguns meses em bulking e com um pouco de dificuldade mas estou ganhando peso, como estou fazendo o mais limpo possivel não obtive muitos ganhos de gordura, mas a barriga claro vive inchada né afinal estou comendo igual um dinossauro..depois pretendo fazer um cutting, tenho 1,76m quando comecei estava com 64kg e 12% de bf (70% desse bf é na pança com certeza..) agora estou com 80kg..e n sei se é inchaço mermo ou se a pança realmente aumentou, pretendo continuar com o bulking até os 85-90kg mas estou com um puta medo de esfolar minha barriga. Pode me aconselhar? Desde ja valeuu

    • Oi Eduardo.

      Fico feliz que ajudei. E a procura foi tão grande que escrevi outro artigo sobre o assunto, dessa vez sobre como perder barriga e crescer definido.
      http://musculacaoectomorfo.com/bulking-limpo-perder-barriga/

      Confere o artigo porque você pode pensar que está fazendo bulking limpo, mas comendo alguns alimentos inflamatórios que incham a barriga.
      Sendo ectomorfo você dificilmente precisa de cutting.

      Confere lá o artigo para entender.

      Abraço

  • Augusto Prado Carrillo Cardoso

    OI boa tarde, tenho 18 anos, 1.60m de altura, peso 49.2kg e to assim há varios anos, mas eu ganho peso e no outro dia quando vou pesar to com o mesmo peso, e a mesma gordura acumulada na barriga, ja tentei alguns tipos de dieta, ja pesquisei ate mesmo nesse site, oque n consigo é montar algo certo ou regrado, n sei oque comer, uns falam come batata doce frango e arroz, ovo agua e etc, mas n sei a quantia, ja estou num ponto de desespero, se ganho gordura é apenas gordura, e massa magra ou definição de musculos nada, pode me ajudar?? queria chegar nos 65kg de gordura e massa equilibrada

    • Primeiro, dieta não é comer certos tipos de alimento o dia inteiro, como frango e batata doce. Isso são sugestões.
      O importante é calcular a dieta para saber se está atingindo as calorias necessárias e os macronutriente suficientes, que são proteínas, carboidratos e gorduras.

      Você está treinando musculação também?

      Escrevi um artigo que detalho melhor sobre a barriga e como perde-la. Sendo ectomorfo dificilmente você tem gordura e pode estar confundindo retenção de líquidos.

      http://musculacaoectomorfo.com/bulking-limpo-perder-barriga/

      Abraços

  • Evelyn Domingos Costa

    Oi! Tudo bem. O seu texto está excelente e, sem dúvidas, é o melhor conteúdo sobre o assunto disponível na internet. Espero que você ainda esteja respondendo. Queria tirar algumas dúvidas.

    Eu tenho 1, 63 de altura, 20 anos e estou pesando 46,5 (sim, isso mesmo). O curioso é que eu não aparento estar tão magra assim, mas estou com baixo peso e precisando engordar urgentemente. Porém, mesmo com esse peso baixíssimo, eu tenho acúmulo de gordura na região abdominal. Não é uma barriga extremamente alta, mas é um acúmulo de gordura mole, tipo de gordinhos mesmo. E sinto que incho muito durante o dia. Acordo mais “seca” e vou dormir estufada. Não sei se isso envolve retenção de líquidos.
    Eu fui bem gordinha por um bom tempo da minha vida, muito sedentária e com uma péssima alimentação. No entanto, mudei isso aos 19 anos. Faz um ano. Melhorei a alimentação, comecei a prática de exercícios físicos (tem 3 meses que pratico diariamente). Com tudo isso, e em meio a algumas dietas malucas – por falta de conhecimento – que fiz durante a vida, estou agora nesse estágio: muito magra, pouco músculo e com acúmulo de gordura somente na barriga.

    Bem, eu treino em casa mesmo (faço faculdade e academia pra mim é fora de questão por tempo), porém eu tô investindo nesse treino. Eu tenho barras, anilhas, caneleiras. Enfim, eu tenho um equipamento básico. Treino cerca de 30 min a 1h pela manhã. E a noite faço uns 40 min de yoga. Além da bike diária para ir pra faculdade.

    Estou tentando investir no bulk. Seria essa a melhor opção no meu caso?

    O problema é que um pouquinho que eu coma a mais eu incho muito. E só na barriga. Mas ainda assim estou tentando desencanar dessa gordura pra investir no ganho de massa magra (já que se eu emagrecer mais eu fico doente e acho que ainda não tenho músculo suficiente para apenas secar, apesar de estar vendo resultados nas pernas e braços malhando em casa, e na resistência também).

    Minhas dúvidas, de forma concreta, são:

    1. É mesmo a dieta bulk a melhor opção?
    2. Como posso fazer pra ter certeza que o treino tá sendo suficiente, em casa? Exercícios de musculação adaptados ou circuitos de força, qual é o melhor tipo em casa pra treinar?
    3. 250g de carbo é um valor alto pro meu perfil, e 100g de proteína e 60 de gordura (foi o cálculo que eu fiz)?
    4. É possível ter uma ideia de quanto tempo em médio seria preciso investir nesse ganho de massa (tenho tanto medo de engordar só barriga rs)?
    5. Por último, você tem algumas dicas de exercícios para fazer em casa (com os pesos)?

    Espero muito que responda. Parabéns pelo trabalho do site.

    • Oi Evely.
      Obrigado pelo elogio

      Seu problema envolve sim retenção de líquidos e é causado justamente por alimentos inflamatórios.

      1. Sim, sem ele você não ganha massa muscular.
      2. Para buscar hipertrofia são os exercícios de musculação. Já que você tem barras e anilhas eu não diria adaptado, mas suficiente. Seria melhor ainda se você conseguir aqueles halteres que são montados com anilha porque assim teria mais opções de exercícios.
      3. Está muito bom a divisão de macronutrientes.
      4. Precisa montar uma boa dieta. A refeição mais importante é a pré-treino 1 hora antes. Se exercitar em jejum pode perder mais massa muscular ainda e continuar com corpo de falsa-magra.
      Algumas opções ideias de pré-treino: macarrão com sardinha, batata-doce com peito de frango, mandioca/aipim com carne moída, batata baroa/mandioquinha e frango.
      5. Você pode ver esse excelente treino que montei e tirar algumas ideias.
      musculacaoectomorfo.com/treino-para-mulheres-ectomorfas/

      Os exercícios básicos são essenciais para você fazer: Agachamento livre profundo, Levantamento terra sumô, stiff, afundo (avanço).
      Já que você tem barra e anilha será fácil conseguir.

      Eu vou postar essa semana um artigo onde vou explicar o bulking limpo onde você pode ganhar massa muscular sem ganhar barriga no processo. Fica atenta aqui no blog.

      Abraços

  • Luiz Servando Junior

    Olá tudo bem? Otimo achei melhor material sobre ectomorfo que já encontrei, tenho algumas dúvidas:
    Me encaixo bem no tipo de ectomorfo falso-magro até os 20 anos eu tinha 52KG, hoje aos 26 por causa de maus habitos alimentares e a rotina de trabalhar sentado estou com 74KG e uma barriga gigante, porém os braços continuam magros (24 cm de braço). Nunca pratiquei dieta e vou começar a academia esta semana, estou pensando em aderir ao cutting após ler seu artigo, não sabia que o cutting pode funcionar para falso-magro iniciante. Devo cair de cabeça na dieta de cutting mesmo?

    • Obrigado Luiz.

      Pelo seu caso de ser sedentário o cutting não vai resolver.
      Para você definir precisa ter músculos. Se não tem músculos não há o que definir (remover gordura e retenção de líquidos em cima), entende?

      O ideal para você é o bulking limpo.

      Peço que acompanhe o blog essa semana porque o artigo sobre bulking limpo está pronto e estou finalizando a imagem dele para postar essa semana.

      Abraços

  • Leonardo Beck

    Oi Matheus,
    Gostei muito da matéria; farei recomendações e seguirei-a com certeza.
    Tudo o que você falou é muito verdade, até mesmo sobre o que outras pessoas nos dizem.

    Fiz um resumo, mas gerou algumas dúvidas. Veja:

    – 5 à 7 refeições por dia (ok!)
    – Conter carboidratos (Essa parte entendi, mas devo remover algo, à não ser açucar branco, óleo… etc?)
    – 3 horas por semana de treino (2 dias, 1 hora e meia, legal?)
    – Exercícios compostos, sobrecarga progressiva (entendo, mas fico bem na dúvida de quais exercícios fazer. Esqueço perna e fico só nos abdomens? Estou no desespero de perder a tal barriguinha… Vi sobre o Stomach Vacuum e aprenderei melhor para fazê-lo, mas tem alguns outros exercícios que você ache válido?)

    Fico meio recioso de precisar de um personal e, novamente, acontecer como aconteceu quando fiz 2 meses de academia… Ele me deu exercícios com o mesmo ‘bla bla bla’ que você falou no começo, e senti que perdi 2 meses da minha vida.

    Muito obrigado, tenha um otimo dia.

    • -Só evitar os alimentos inflamatórios. Pense não só em carboidratos, mas em proteínas e gorduras também.

      Ingestão diária de Macronutrientes para Ectomorfo
      Proteínas: 1,7g/kg (15 a 20%)
      Gorduras: 1,5g/kg (25% a 30%)
      Carboidratos: 5 a 5,5g/kg (50 a 60%)

      Use um aplicativo como TecnoNutri (ideal para leigos) ou MyFitnessPal (para avançados) que já calculam tudo sozinho, só inserir o alimento.

      – O treino precisa ser de pelo menos 3 vezes na semana. Treinar 2 dias, com 1h30 não trará um estímulo suficiente assim.

      -Exercícios:
      Agachamento Livre PROFUNDO
      Avanço Livre
      Levantamento Terra
      Supino Reto Livre
      Pullover
      Paralelas
      Alguma Remada Livre
      Desenvolvimento Militar

      -Precisamos investir melhor essa sua sua experiência ruim.
      Você fez dieta?
      Como era seu treino? Era cheio de exercícios? Você treinava até a falha? Quantas vezes na semana?
      Tinha exercícios compostos no seu treino (levantamento terra, agachamento livre, pullover, paralelas, supino, desenvolvimento militar…)?
      Você dormia pelo menos 7 horas por dia?

      Aqui deixo um modelo de treino criado para ectomorfos:
      musculacaoectomorfo.com/treino-de-ectomorfo-para-bulking/

      Abraços

  • Tati

    Oi Matthaeus,

    Primeiro, parabens pela matéria.
    Queria tirar uma dúvida, eu tenho 1,66, peso 52 kg sou bem magra mas tenho barriga ( que não é espalhada na regiao abdominal é só na frente e uma gordura dura) e gordura nos flancos. Ja tentei de tudo, tratamentos, malhar e etc… E não sai de jeito nenhum. A unica coisa que eu queria era deixar o corpo em forma. Não quero ganhar um monte de massa, queria só definir. Nesse caso eu faria o cutting? E como eu sei quantas calorias eu teria que consumir?

    Hoje eu faço pilates 3x por semana e ando de bike 10 km por semana tbm. Mas nada ajuda

    Obrigada

    • Oi Tati.
      Uma massagem linfática, feita por você mesmo, pode ajudar a resolver.
      Claro, também combine com chá diurético (hibiscus ou chá verde ou salsa ou dente de leão) para remover retenção de líquidos.
      E mantenha uma dieta limpa, sem alimentos industrializados e inflamatórios (açúcar branco, óleo de cozinha, leite industrializado, gordura vegetal hidrogenada ou trans).

      Abraços

  • Thiago Pany

    Muito bom a materia!
    Me indentifiquei bastante..rs comecei a malhar tem 1 mês e tomando hipercalorico 3 vezes ao dia e comendo de 3 em 3 horas.. tenho 1.75 estava com 63 kg e ganhei 7 kilos em 1 mês.. estou com 70 consequentemente veio essa famosa barriguinha.. o que vc acha que devo fazer, continuar me alimentando assim ou parar? e para eu perder essa barriguinha devo fazer o HIT? antes ou depois da musculação? desde ja agradeço.

    • Oi Tiago. O HIIT vai ajudar, mas não só ele. A dieta manda muito.

      Comece por um bulking limpo para ganhar massa muscular e faça o exercício stomach vacum (vídeo abaixo) para evitar dilatar o estômago e inchar a barriga.

      Nesse bulking limpo corte totalmente os alimentos inflamatórios:
      -açúcar branco
      -leite industrializado
      -óleo de cozinha (use manteiga, banha de porco ou óleo de coco)
      -gordura trans (margarina, bolacha, sorvete, alimentos com gordura vegetal hidrogenada no rótulo).

      Tomar chá diurético (verde, hibiscus, etc.) também é ótimo para tirar a retenção de líquidos.

      https://www.youtube.com/watch?v=RzCKchD-7ns

  • Isabela

    Oi Matthaeus! Eu sempre fui “magrela” comia de tudo e nunca engordava, depois comecei a fazer academia e ganhei massa muscular estava com um corpo lindo do jeito que eu queria, mas parei de treinar e comecei a engordar. Em 1 ano engordei 5kg, e hoje estou uma falsa magra, odeio minha barriga, parece que estou grávida ?
    Nao tenho tempo para voltar a academia, mas vou seguir suas dicas, quero obter resultas logo! Obrigada por essa matéria! Até mais, logo logo volto para comentar o meu resultado! Bjs

  • Gustavo Cruz

    Excelente Matéria Matthaeus!
    Me tira somente uma dúvida:

    Eu já estou com 30 anos (acredito que o metabolismo começa a diminuir) e pesando 65kg. O meu corpo é EXATAMENTE igual ao da última foto (Dead BEAR) e isso tem me incomodado demais! Você me indicaria começar pelo bulking ou pelo cutting? Ou é mera questão de preferência?

    Outra preocupação que tenho é que na semana passada eu fiz avaliação física na academia e a personal me indicou fazer natação 2x na semana, dizendo que esse aspecto de “barrigudo” é também por conta da minha postura ruim. Como natação é muito aeróbico, estou sem saber o que faço….

    • Oi Gustavo.
      Sim, o metabolismo diminui com a velhice, mas geralmente pelo sedentarismo e má alimentação.

      A barriga tem a ver com postura sim, até escrevi um artigo sobre
      http://musculacaoectomorfo.com/postura-e-musculo/

      Natação não vai influenciar tanto em postura como é esperado. A forma que corrige de forma rápida é a quiropraxia. Pesquisa no google quiropraxia + nome da sua cidade que com certeza deve encontrar.

      Comece por um bulking limpo para ganhar massa muscular e faça o exercício stomach vacum (vídeo abaixo) para evitar dilatar o estômago e inchar a barriga.

      Nesse bulking limpo corte totalmente os alimentos inflamatórios:
      -açúcar branco
      -leite industrializado
      -óleo de cozinha (use manteiga, banha de porco ou óleo de coco)
      -gordura trans (margarina, bolacha, sorvete, alimentos com gordura vegetal hidrogenada no rótulo).

      Tomar chá diurético (verde, hibiscus, etc.) também é ótimo para tirar a retenção de líquidos.

      https://www.youtube.com/watch?v=RzCKchD-7ns

  • Igor Silva

    Cara, muito boa a matéria me identifiquei 98% haha
    Mas tenho umas dúvida.
    Tenho certeza que sou um falso magro. Mas tô ganhando muita gordura na região do tronco (peito, barriga). Tenho 1,89m e peso 80kg, mas esse peso deve ser de gordura em excesso ou ossos muito pesados haha.
    O problema é o seguinte, to ficando muito barrigudo, barriga muito flácida, mas pior que isso to ficando com peito de gordo e culote kkkkkk’
    Tenho muita vergonha, já deixei de usar muitas camisas porque fica bem evidente, várias pessoas já comentaram que to ficando com peitinho e culote kkkk’
    Aí não sei o que fazer, porque sou muito magro, braços, coxas e pernas finos mas com barriga e peitos flácidos e com culote de gordura.
    O que tenho que fazer pra ficar com o peitoral definido ou reto, perder e definir barriga e perder culote? e tudo isso sem ficar ainda mais magro? Responde aí por favor 0/

    • Oi Igor, o maior problema do falso-magro é ele tentar imitar coisas de outros tipos físico o que só faz perder massa muscular e piorar a situação como aeróbicos de longa duração (correr na esteira) ou reduzir carboidratos.

      Muitas vezes a barriga nem é tanto gordura, mas sim retenção de líquidos, inchaços e inflamações relacionados a certos alimentos inflamatórios como açúcar branco, leite industrializado, gordura trans, óleo de cozinha e outros industrializados.

      O fato é que o falso-magro precisa GANHAR MASSA MUSCULAR e durante esse processo, ele pode fazer o exercício stomach vacum e manter uma dieta mais limpa, evitando piorar a barriga ou ganhar mais.

      Depois que ele tiver massa muscular, ele pode aplicar outras coisas para perda de gordura e retenção, sem perder massa muscular, como o aeróbico HIIT, dieta limpa (sem temperos industrializados, alimentos inflamatórios como leite industrializado, açúcar BRANCO, óleo de cozinha, margarina, fast food…) e chás diuréticos (verde, salsa, hibisco, folha de dente de leão, urtiga ou cavalinha).

      • Igor Silva

        Vlw msm, me ajudou muito, parabéns pelo site.

    • Exercício que vai tirar a dilatação do estômago e da barriga.
      https://www.youtube.com/watch?v=RzCKchD-7ns

  • Olá,

    Adorei o texto, parabéns! Você me deixou muito motivada,
    pois eu sempre fui uma magra com barriga e nunca (não é exagero quando
    digo que nunca) tive uma barriga da qual pudesse me orgulhar, nunca usei
    um biquíni na vida, nunca usei uma blusinha mais curta ou apertada,
    tudo por vergonha do meu corpo. Eu já chorei muito por ver as garotas da
    minha idade, adolescentes na época,com barriguinhas lindas e eu sempre
    com aquela barriga parecendo que engoli uma melancia inteira. Até
    cheguei a acreditar que tinha aquele mesmo problema do Luciano (da dupla
    com Zezé Di Camargo) e que precisaria fazer cirurgia no intestino.
    Desde os 18 que frequento academia, mas sempre acabava desistindo porque
    eu começava a perder peso de uma forma extraordinária, mas a maldita
    barriga continuava lá, então eu ficava parecendo um esqueleto que tinha
    engolido uma melancia. Hoje, aos 27 anos, tinha desistido de vez de
    qualquer tentativa relacionada a essa barriga. Meio que já tinha me
    conformado, porque talvez ela não fizesse muita diferença esteticamente
    falando, afinal o que é uma barriga grande para uma mulher desprovida de
    beleza?!
    Mas agora, depois do seu texto, sei que existem outros como eu, que possuem o mesmo problema. Vou voltar pra academia e seguir minha dieta direitinho. Muito obrigada!

    • Oi Fê.
      Obrigado.
      Fico feliz que te motivei. E vou te ensinar aqui um exercício que vai ajudar muito a reduzir inchaços da barriga durante o ganho de massa
      https://www.youtube.com/watch?v=RzCKchD-7ns

      • Nossa, que incrível! Adorei, obrigada!

      • Uma vez eu vi num jornal, mas acho que chamavam de hipopressivo, ou algo assim. É a mesma coisa?

  • Bruna Bruxel

    Oi Matheus! Tudo bom? Você ainda monta dietas? To interessada, obrigada 🙂

    • Oi Bruna.
      Eu ensino você mesma a montar e dou suporte no meu curso.
      musculacaoectomorfo.com/vencendo-metabolismo-acelerado/

  • Sílvio Monteiro

    TEXTO EXCELENTE, parabéns! Sou ectomorfo, um falso-magro como você descreveu no texto, tenho 1.72 de altura, peso 63 Kg em média e meu corpo é muito parecido com o do GK presente na sua matéria (na verdade é igual ao dele), malhei dois meses em uma academia sem tomar suplementação nenhuma, ganhei 2 Kgs mas creio que não era de massa magra eu apenas estava comendo quantidades maiores, visivelmente não obtive muitos resultados (até mesmo pelo pouco tempo de treinos), mas eu me sentia mais forte e com energia, mesmo sem ver meus músculos crescendo, visivelmente eu continuei com braços finos, sem peitoral e com a barriga não definida, como o corpo do GK eu aparento ser magro com uma certa definição e ele conseguiu que aquelas definições aparecessem realmente (meu sonho), a minha barriga surgiu nos últimos anos devido minha rotina pesada e com uma alimentação conturbada. Enfim, gostaria de saber o que eu deveria fazer pra ganhar massa magra e perder a barriga, qual foi o processo que levou o GK ao resultado final, eu tenho uma genética ruim pra ganhar massa muscular, meu sonho seria 72 Kg, por isso imagino que eu deva tomar algum suplemento pra me ajudar nesse ganho, gostaria de saber qual é o mais indicado, pois voltarei pra academia, e gostaria de saber se as abdominais vão ajudar a eliminar minhas gorduras acumuladas no abdômen, olhe pro GK, eu sou assim, gostaria muito de suas dicas, me senti confiante com o seu texto. No aguardo! S.O.S.

    • O Silvio.
      Na verdade, suplementos não são pós mágicos que vão resolver seus problemas.
      Eles são apenas praticidade para atender momentos que você não pode comer alimentos ou carregar marmitas.

      O maior problema do ectomorfo falso-magro é a falta de massa muscular. Assim, você precisa começar por uma dieta de ganho de massa muscular. Porém, para evitar a retenção de líquido que te deixa inchado, essa dieta precisa conter pelo menos 80 a 90% de alimentos naturais ricos em nutrientes.

      Durante esse processo pode ocorrer um aumento da barriga que você pode querer evitar e por isso não faz essa dieta. Para evitar isso é só realizar o exercício stomach vacum TODOS OS DIAS, de manhã ao acordar.
      https://www.youtube.com/watch?v=RzCKchD-7ns

      O segundo problema do falso-magro é que ele fica seguindo orientações de outros tipos físicos só para perder barriga como cortar carboidratos ou fazer dietas de cutting com muita proteína, baixo carboidrato e gordura. Isso tudo acaba levando a perda de massa muscular.

  • Henrique Thurmann

    Olá Amigo, primeiramente parabéns pelo texto, é de longe o melhor conteúdo que eu já li na internet referente ao assunto. Bem, tenho uma duvida, como era de se esperar, também sou um falso magro, já treino tem algum tempo porem nos últimos meses é que venho pesquisando e fazendo as coisas da maneira certa. Como teve o final de ano e a minha faculdade é em período integral, ficou difícil manter a academia em “alto nível” e os estudos ao mesmo tempo, resultado, sai da academia. Enfim, voltei em janeiro, ja estou a 7 semanas em bulk, sai de 75 kg para os 82 kg, praticamente 1 kg por semana mas infelizmente, a gordura acompanhou esses ganhos. Minha intenção é ficar mais 3 semanas em bulk para chegar aos 85 kg e partir para o cut (a barriga já esta começando a incomodar), porém, no meu ultimo cut tive a infelicidade que voce descreveu no texto, entrei em cetose, deixando meu consumo de carboidratos em 20g por dia no máximo, perdendo praticamente tudo o que havia conquistado. Para o nosso biotipo é fácil emagrecer, porem pelo menos pra mim, definir, ou seja, perder gordura e manter os músculos é algo realmente dificultoso. Queria pelo menos uma ideia da porcentagem de proteina/carboidrato/gordura que devo manter, bem como quantas calorias consumir e também se devo fazer algum aeróbico (bem como a intensidade do mesmo). Lembrando que atualmente consumo 2g de proteína por kg, tenho 1,79 de altura, 82 kg e consumo 3500 kcal (gasto diario é de 2900 kcal), minha suplementação é Whey protein, hipercalorico (ambos da integralmedica) e animal pak. Grato

    • Oi Lucas.
      Obrigado pelo elogio.
      O que seria academia “alto nível”? É possível ter resultados treinando 3x por semana, 50 min.
      Mas eu não estou entendendo, você está fazendo dieta de bulking sem treinar musculação? E fazer cutting? Cutting é remover gordura de cima dos músculos.

      Redução de carboidrato não é para ectomorfo e sim outros tipos físicos.
      Também não entendi porque está consumindo 3500k cal sem treinar musculação, suplementando e consumindo 2g/kg de proteína, se não treina para hipertrofia.

  • Julio Daniel

    Tenho 30 anos 1,77 e 65kg. Faço exercicio aeróbico (vôlei – 2 hrs) 3 vezes na semana. Vou iniciar musculação 3 vezes na semana e uma dieta com mais calorias do que o gasto diário. O que mais poderia fazer para acelerar o processo de ganho de massa muscular?

    • Oi Julio.
      Atenção com esse vôlei e não vá em jejum. Faça uma refeição pré-treino 1 hora antes com carboidratos.
      E sobre acelerar o processo de ganhos, só pelo fato de começar a musculação com dieta você já vai ganhar bem rápido.

      Se quiser aprender como montar uma boa dieta, acesse abaixo
      musculacaoectomorfo.com/vencendo-metabolismo-acelerado/

      • Julio Daniel

        Você acredita que o volei pode prejudicar meu ganho de massa?

  • Pauline

    Sou ectomorfo, falsa-magra, tenho 26% de gordura corporal. Isso é o que mais esta me incomodando no momento,quero perder gordura e ganhar definição. Cortei mto carboidrato simples e dificilmente como besteiras, mesmo assim não estou conseguindo. Da um help?!

    • Oi Pauline, como eu disse no artigo em comentários, o problema é a falta de massa muscular que você perdeu nessas tentativas de perder gordura de forma ERRADA.
      O ectomorfo precisa de carboidratos, não pode cortar.
      Não faça aeróbicos de longa duração, faça o HIIT, de curta duração.
      Faça um treino de musculação buscando ganho de massa muscular.
      Tome chás diuréticos (hibiscus ou chá verde) para eliminar retenção de líquidos (leia mais aqui http://www.musculacaoectomorfo.com/eliminando-retencao-de-liquidos/)
      E faça a dieta de ganho de massa muscular. Para evitar ganhar barriga nesse processo você faz todo dia o exercício stomach vacuum.

      https://www.youtube.com/watch?v=RzCKchD-7ns

  • Felipe abreu

    Sou ectomorfo,falso-magro e quero massa muscular e perder gordura da barriga para definir o abdômen ( tenho o abdômen um pouco definido). Estou pensando em fazer o cutting, qual a dieta adequada?

    • Oi Felipe. O problema do falso-magro é justamente a falta de massa muscular. Por que vai fazer cutting se não tem massa muscular para deixar visível?
      O primeirio passo é dieta de ganho de massa muscular, ingerindo mais calorias do que gasta.

      • Felipe abreu

        É pq na vdd eu n sei exatamente se sou falso magro, pq apesar de eu ter um certo tanquinho, sei q tem mt gordura por cima, q impede a visualização perfeita. Quais alimentos devo comer q possuem mts calorias?

  • Luiz Felipe Ferreira

    Tô fazendo cross training e a minha situação é exatamente essa. Isso quer dizer que o correto seria ir pra uma academia e não fazer cross training?

  • Faeeeeel1 .

    Parabeens, bem legal artigo cara

  • DENISSON PEREIRA

    Artigo Mas que perfeito ! Realmente esclareceu muitas das dúvidas nas quais eu tinha . Parabéns ??

  • Guilherme Cesar

    Que artigo sensacional! Parabéns e parabéns! Conteúdo de alta qualidade!
    Admiro muito seu blog, e ele tem me ajudado muito a sair da minha zona de conforto.
    Muito obrigado, continue assim!

  • Gabriel Vasquez

    Parabéns ao site “Musculação Ectomorfo” por fornecer esse conteúdo de EXTREMA QUALIDADE em português. Esse é aquele tipo de arquivo para salvar em um pdf ou até mesmo imprimir, e torná-lo um arquivo de consulta diário, pois o mesmo possuiu informações riquíssimas!

    • Muito obrigado pelo comentário Gabriel. Sempre busco o melhor de qualidade sobre ectomorfos, pois o mercado está carente de informações sobre esse tipo físico.

  • Luiza Carla

    Sugiro uma reportagem assim mais direcionada para mulheres. Pois vejo muitas mulheres (inclusive eu, rsrs) barriguda e das pernas finas.

    • Então Luiza, o artigo também serve para mulheres, só não tinha fotos de exemplo para mostrar. Mas entra a questão da ordem cutting e bulking, o que fazer primeiro, etc. atendem as mulheres da mesma forma.