Aprenda a fazer seu próprio leite vegetal sem lactose. Ideal para usar em várias receitas ou mesmo tomar de manhã para quem tem intolerância ou tem problemas com leite.
Além de ser super fácil fica muito bom! Tem mais, você pode fazer com qualquer tipo de castanha ou até mesmo com aveia. Eu adoro o de amêndoa, é meu preferido. Apesar que quero testar com macadâmia, deve ser o máximo também!
E vamos combinar que é demais você fazer seu próprio leite, não acham? Ainda mais com essas notícias que aparecem por aí de contaminação. Sem contar que fazendo em casa nós colocamos nossa energia no alimento, o que deixa tudo muito mais rico, saudável e gostoso.
Leite de amêndoas caseiro sem lactose e vegano
Ingredientes
- 1 xícara de amêndoas in natura
- 4 xícaras de água filtrada (ou água de coco)
Modo de preparo
De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água filtrada/fervida e cubra com um paninho ou algo assim. O ideal é deixar elas pelo menos 8 horas de molho. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las.
Escorra a água e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as 4 xícaras de água filtrada/fervida ou a água de coco e bata bem. Eu gosto de fazer com água de coco que deixa o leite mais docinho. Mas faça como preferir, os dois jeitos são ótimos!
Pegue um recipiente, uma peneira e um pano fino limpo para coar o leite.
Deixe o líquido escorrendo e no fim tire o pano e esprema o restante.
Não jogue fora as sobras das amêndoas/castanhas.
Ou ainda você pode transformar as sobras em farinha: arrume o resto das amêndoas em uma forma, espalhe bem, e leve ao forno em fogo baixo até elas secarem e virar farinha. Vá mexendo de tempos em tempos, e cuidado para não queimar! As últimas 4 vezes que fiz eu queimei ela, sem brincadeira! hahahaha Vejam como ela fica:
Fonte:
http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/leite-vegetal-caseiro/
http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/leite-de-amendoas-caseiro-sem-lactose-e-vegano/
Outros leites vegetais que você pode fazer em casa.
Gostou desse leite vegetal? Compartilhe nos botões logo acima e comente.