Conheça o teste do leite para descobrir se você sofre de algum tipo de alergia ou intolerância à lactose impactando na sua saúde geral.
O artigo de hoje é uma dica simples (duas na verdade) e, te digo, como estamos tão habituados com o consumo de laticínios, é uma coisa que, as vezes, não faríamos ou notaríamos normalmente.
Vou mostrar para você um teste que você pode fazer para descobrir se você sofre de algum tipo de alergia ou intolerância à lactose e se isso está impactando na sua saúde geral e no seu emagrecimento.
Estima-se que 70% da população brasileira sofra de algum tipo de intolerância a lactose. É Muita gente! E como estou de ótimo humor hoje, vou deixar os detalhes do prejuízo que o processo de pasteurização trás ao leite pra outro dia!
Bom, primeiro, deixe-me te contar os resultados do teste que fiz em mim mesmo.
O teste do leite em mim… (as melhoras foram muito dramáticas)
- Meu corpo e, principalmente, meu rosto, desincharam.
- Meu nariz e sistema respiratório passaram a funcionar melhor e as crises de muco e rinite desapareceram por completo.
- Minha digestão melhorou muito, cessaram os gases e diarréia.
- Meu corpo passou a regular sua temperatura. Eu sentia calor em excesso e hoje sou muito mais tolerante ao calor.
Só esses motivos já melhoraram tanto a minha qualidade de vida que, por si só, justificam o teste. Gostaria de ter descoberto isso com 11 anos, que foi quando comecei a ter problemas severos com a rinite. Sofri com esses problemas, literalmente, metade da minha vida!
Ainda, como resultado do teste, a cereja no bolo foi que minha capacidade de manter os níveis de gordura corporal baixos e perder gordura, melhoraram!
O teste do leite é simples! Vamos lá!
Regra básica: Duas semanas inteiras sem laticínios. É isso mesmo! Você vai passar duas semanas sem consumir:
- Leite, chocolate, achocolatado, iogurte, queijo;
- Bolos, doces, biscoitos e tudo mais que levar leite ou laticínios como ingrediente.
- Se você faz musculação para Hipertrofia muscular e faz suplementação de caseína, suspenda a caseína durante o teste. Suspender a whey protein é opcional desde que você tome apenas pré/pós treino.
- Não precisa restringir a manteiga! Ela possui pouca lactose/caseína e não costuma causar problemas.
Caso você note mudanças positivas ou queira ter uma resposta mais conclusiva, pode estender o teste a quatro semanas, ou seja, um mês inteiro.
Uma Ótima Alternativa Ao Leite
Estou fazendo um artigo sobre soja, e já adianto: Até agora as conclusões não são favoráveis. Exceto para os alimentos fermentados de soja que são altamente pro-bióticos.
Porém, a algum tempo A bióloga Juliana Hernandes(leitora aqui do site) enviou por e-mail uma receita simples e deliciosa de leite de nozes/castanhas, que fiz com amêndoas e adorei! Pra ser sincero, eu fiquei impressionado como é simples e fácil de fazer! Nas palavras da própria Juliana:
“Sou bióloga e convivo com a intolerância a lactose já há alguns anos. Tentando fazer substituções ao leite cheguei ao leite de castanhas, que tem me feito muito bem e que acredito ser uma boa opção para pessoa que querem emagrecer.”
A receita é simples e pode ser feita com vários tipos de castanha (a amêndoa é minha preferida). Basta deixar um punhado de castanhas de molho em água limpa por 24 horas. Elas irão inchar e absorver parte da água. Após essas horas, basta lavar as castanhas, colocar no liquidificador com aproximadamente 700 ml de água e bater até que elas se dissolvam por completo. Na receita original se recomenda coar para tirar o resto da casca. Eu particularmente não coo para manter as fibras.”
Você também pode fazer o leite de amendoim
Nota: Muitas pessoas são intolerantes a lactose e não sabem disso. A intolerância pode aparecer em vários níveis de intensidade, porém, mesmo que você não note uma intolerância forte, você ainda pode estar sofrendo as consequências de uma intolerância mais suave.
Comentários Adicionais
Por Rodrigo
Você pode se perguntar: “Tá, mas e o cálcio?”
Certo, porém, gostaria de lembrar que existem outros alimentos que, como um todo, são melhores fontes de cálcio do que o leite.
Laticínios são, sim, ótimas fontes de cálcio, porém, eles podem realmente causar problemas visíveis e invisíveis em muitas pessoas.
Algumas opções de laticínios que seriam mais recomendadas do que o leite puramente: queijo cottage, tofu e iogurte natural integral.
Para você ter uma idéia, a quantidade média recomendada de ingestão de cálcio por dia em um adulto é em torno de 1000mg de acordo com Food and Nutrition Board (FNB).
A exemplo, deixe-me compartilhar uma simples comparação de mg de Cálcio em relação a 100g de alguns alimentos:
- Folha de coentra desidratada – 1246 mg
- Semente de gergelim – 975 mg
- Semente de chia – 631 mg
- Semente de linhaça – 255 mg
- Amêndoas -> 248mg
- Sardinha -> 240mg
- Manjeiricão – 210 mg
- Salsa – 179 mg
- Castanha-do-Pará -> 160mg
- Amaranto – 159 mg
- Espinafre – 136 mg
- Couve – 130 mg
- Amendoim – 62 mg
- Semente de Girassol seca -> 78mg
- Leite Integral -> 113 mg
- Brócolis -> 40mg
- Laranja -> 40mb
- Repolho -> 31mg
Autor Geosh
Referências: http://emagrecerdevez.com/o-teste-do-leite
Meus comentários (Matthaeus)
Eu estava tomando 1 litro de leite por dia numa antiga dieta e estava com uma barriga inchada que não sabia o motivo, além de retenção de líquidos no corpo inteiro, prejudicando a visibilidade dos meus músculos.
Usava o leite olhando só pelas proteínas dele e por ser líquido para fazer shakes. Quando cortei o leite perdi 6 cm de barriga e ganhei bastante definição. Quase adquiri um abdômen definido sem nenhum aeróbico (já que sou ectomorfo, evito os mesmos).
Fora ainda que acabei com meu problema de intestino preso que sofria há anos.
De vez em quando uso leite de amendoim em shakes hipercalóricos, mas acabo tomando muitas vezes com água e banana mesmo.
Mas você ainda pode comer os queijos maturados.
Eles não apresentam lactose, pois com o tempo requerido para a maturação (mínimo de 10 dias), a lactose é transformada em ácido láctico e não causa nenhum tipo de desconforto aos intolerantes.
Alguns deles: muçarela (dependendo da textura), parmesão, montanhes, grana, emental, gruyere, estepe, gouda, prato, edam, reino, minas padrão, provolone, brie, camembert, bleu de bresse, gorgonzola, roquefort, manchego, itálico, maasdam, suíço, colonial, prato esférico, pecorino.
Qual foi o resultado do seu teste do leite? Comente e compartilhe nas redes sociais.