Nesse artigo, a nutricionista Carolina Favaron, parceira do blog, explica os benefícios do consumo de ovo para a prática de atividades físicas e alguns mitos comuns.
Os benefícios do consumo de ovo para a prática de atividades físicas
Durante muito tempo, o consumo de ovo foi excluído da alimentação de pessoas que acreditavam que esse alimento fazia mal para saúde, porém, atualmente, já se sabe que esse alimento é um dos mais completos que existe, com excelente perfil nutricional, principalmente para praticantes de atividade física.
A clara do ovo é fonte de proteínas de alto valor biológico, que fornecem todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo. A albumina, principal proteína presente no alimento, auxilia na recuperação muscular após os treinos.
Embora tenha excelente valor proteico, a clara de ovo também é rica em um fator antinutricional, chamado avidina, presente em maior quantidade no ovo cru e mal cozido. Esse composto bloqueia a absorção de biotina, uma vitamina do complexo B, essencial para processos metabólicos. Sua deficiência está relacionada a fadiga. Por isso, o consumo elevado da clara deve ser evitado.
Já a gema, muitas vezes banidas da alimentação dos esportistas, possui uma grande quantidade de nutrientes. Veja quais são e seus benefícios no esporte:
- Vitamina A, D, K, E: antioxidantes que diminuem os danos causados pelos radicais livres liberados durante os exercícios físicos.
- Vitaminas do complexo B: participam do metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas, ´por isso, são essenciais para produção de energia, manutenção de massa magra, entre outras diversas funções. A vitamina B12 previne um tipo específico de anemia, conhecida como anemia megaloblástica.
- Ferro: previne a anemia, condição que dificulta a oxigenação e oferta de nutrientes aos tecidos
- Cálcio e magnésio: essencial para a saúde óssea e contração muscular
- Zinco e cobre: minerais antioxidantes que participam da formação de colágeno, fundamental para elasticidade da pele e saúde das articulações
- Colina: um nutriente que compõe as membranas celulares e atua nos impulsos nervosos, auxiliando na memória e cognição, como raciocínio e aprendizado. Também participa da formação de acetilcolina, um importante neurotransmissor no processo de contração muscular.
- Colesterol: embora muito temido, o colesterol é essencial para formação de hormônios, inclusive a testosterona, que auxilia no ganho de massa muscular. O colesterol proveniente da dieta, como o da gema, tem baixo impacto no aumento do colesterol sanguíneo, que pode aumentar muito mais, devido ao consumo de gorduras saturadas, presentes na carnes e queijos amarelos.
Por todos esses benefícios que a gema de ovo apresenta, ela é um alimento essencial, que pode fazer parte da dieta de praticantes de atividades física. Basta consumi-lo com moderação e adequar à quantidade de gordura permitida na dieta. Prefira as opções orgânicas, pois apresentam mais nutrientes, quando comparadas às de granja.
Texto: Carolina Favaron, nutricionista da Natue
Revisão: Camila Marques
Parceiro www.natue.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=Ie8xcQuL3s4
Próximos Passos:
Passo 1: Curta e Compartilhe 🙂
Passo 2 : Acesse Receitas Anabólicas
Passo 3: Aproveite!