O Que é Ectomorfo?

Existem 3 tipos físicos principais. É possível que você seja uma mistura de 2 tipos, mas vamos generalizar.

tipos físicos

 

O ectomorfo é uma maneira mais bonita de dizer “naturalmente magro”, mas ser magro não é uma característica, mas sim um estado. Quando um cara magro ganha bastante massa muscular ele vai aparentar ser mais forte.

Entretanto ele ainda terá as mesmas características de quando era magro (estômago pequeno, falta de apetite, poucos músculos no abdômen, ossos estreitos, etc.).

Isso acontece porque ele é um ectomorfo, alguém que é magro naturalmente.

Muitos de nós assumem que ser um ectomorfo é uma desvantagem. Nós lutamos para ganhar peso enquanto as outras pessoas fazem o contrário.

E, além disso, nossas metas de ganho de músculo são tão incomuns que raramente são cobertas pela mídia.

Mas as coisas não são como você pensa. Um grande estudo de 2005 investigou a genética de ganho de músculo e descobriu que em média, indivíduos magros podem ganhar massa muscular mais rápido do que qualquer outra pessoa (estudo).

Alguns caras aumentaram 5 cm nos seus braços e dobraram sua força em apenas 12 semanas. Além disso, outro estudo constatou as mesmas descobertas (estudo).

Isso parece loucura, eu sei. Se você é como eu, provavelmente sofre para ganhar peso. Além disso, muitos de nós somos resistentes a gordura (estudo).

Portanto, aqui no Musculação para Ectomorfo não tentamos superar o fato de ser ectomorfo. Ter esse tipo físico tem suas vantagens e nosso objetivo com esse site é fornecer informações para você tirar o máximo dele. Estamos aqui para te ajudar a ficar mais forte e construir um corpo musculoso.

A fisiologia do ectomorfo:

  • Possui um metabolismo acelerado;
  • Tem um estômago pequeno;
  • Tem alta sensibilidade a insulina;
  • Possui uma reação adaptativa a “superalimentação” (comer muito);
  • É sensível a dopamina;
  • O emocional causa uma redução no apetite.

Como sei se sou um ectomorfo?

  • Você tem dificuldade para ganhar peso e facilidade para perder peso?
  • Você tem baixo apetite para comer muita comida?
  • Quando você começa a comer perde o apetite muito fácil?
  • Quando você fica estressado, triste ou cansado, frequentemente você perde o apetite ou esquece de comer?
  • Mesmo que você come muito seu corpo dificilmente armazena gordura?

Se você respondeu sim para pelo menos algumas das perguntas acima, você provavelmente é um ectomorfo.

Um ectomorfo clássico terá um caminho difícil na musculação, pois tem facilidade enorme em catabolizar (corpo usar a massa muscular como energia, perdendo ela).

Além disso, ele deve enfrentar sua tendência ao baixo apetite, pois é necessário comer em grandes quantidades para suprir suas calorias além das necessárias para manter o peso corporal. O uso de abridores de apetites poderá ajudar.

Leia o artigo de como lidar com falta de apetite aqui.

O ectomorfo “falso-magro”

ectomorfo falso-magro

Leia o artigo Guia do Falso Magro aqui.

Se você tem as características mencionadas acima, mas possui uma barriga, você está com um corpo chamado “falso-magro”, isto é, você é magro, não está acima do peso, mas falta definição muscular.

É o tipo de corpo que, apesar de ser magro com baixos níveis de gordura corporal, parece inchado, retido e sem forma.

A maior parte da frustração relacionada a ser falso-magro vem com uma obsessão irracional no peso.

O verdadeiro problema do falso-magro é que ele tem pouco músculo e muita gordura. E quanto menos músculo em um corpo, menos gordura é necessária para ver a definição muscular.

Porém, ele só se preocupa com o peso e não acompanha a porcentagem de gordura corporal.

Algumas pessoas com corpo falso-magro ficam preocupados em seguir uma dieta de bulking (ganho de massa muscular), com medo de ganhar muita gordura.

Esse medo é causado pela terrível experiência dele aparentar ganha apenas gordura quando ele faz bulking, ou quando tenta perder peso e fica mais magro, mas com barriga.

O que acontece é que quando você ganha peso, as suas células de gordura são mais sensíveis à insulina do que as célulares musculares, e assim, você ganha gordura ao invés de múculos. Você provavelmente está ganhando um pouco de músculos, mas não vai perceber porque está escondido pela gordura.

É a mesma coisa no cutting, perdendo músculo e gordura, nunca ficando definido, apenas mais magro. E como nossas barrigas são o primeiro lugar que armazena gordura…

Ao invés de tentar perder peso, faça absolutamente tudo que conseguir para ganhar massa muscular seguindo um bom treino e aliando uma dieta com déficit calórico. Isso funciona muito bem. Além disso, os ectomorfos do tipo falso-magro são as únicas pessoa que conseguem ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo (estudo, estudo)

Veja o que aconteceu em um estudo de 2012 comparando pessoas que treinaram com pesos e outras com aeróbicos quando estavam em déficit calórico:

  • O grupo de aeróbico perdeu ~3 kg de gordura e ~2,7kg de massa muscular ao mesmo tempo. (~5,7kg perdidos no total). Supondo um homem com 77kg com 20% de gordura corporal, isso o deixaria com ~71kg com 17% de gordura corporal. Ele teria perdido um pouco de músculo, mas nem chegaria perto de ter um abdômen definido.
  • O grupo de levantamento de peso perdeu ~9,9kg de gordura e ganhou ~1,8kg de massa muscular (~8kg perdidos no total). Supondo um homem com 77kg com 20% de gordura corporal, isso o deixaria com ~68,9kg com 8% de gordura corporal. Ele teria abdômen definido de modelo fitness, um pouco mais de músculos e poderia começar um bulking limpo desse ponto.

Esse tipo de corpo é mais comum em mulheres porque os conselhos comuns de dieta e exercício passados as mulheres são uma receita para se tornar falsa-magra, dentre eles:

  • Forte restrição calórica;
  • Quantidade excessiva de aeróbicos;
  • Treino de musculação com poucos pesos e com uma ênfase em muitas repetições;

Forte restrição calórica

Para perder gordura corporal, você precisa alimentar seu corpo com menos energia do que ele usa. Então, isso vai lentamente diminuir suas reservas de gordura de acordo com seu gasto de energia diário.

Porém, a maioria das dietas de perda de peso restringem o tipo e/ou quantidade de comida que você pode comer. Isso frequentemente leva a grandes reduções de ingestão de caloria causando muita perda de massa muscular e redução no metabolismo.

Com isso você para de perder gordura mais cedo do que espera e você não consegue continuar perdendo peso até cair na armadilha comer menos ainda ou exercitar mais, o que significa mais perda de massa muscular.

Quantidade excessiva de aeróbicos

Os aeróbicos ajudam a perder gordura corporal, mas em excesso prejudicam muito sua massa muscular.

Uma pesquisa descobriu que o treinamento de resistência interfere diretamente no progresso da força e hipertrofia (crescimento muscular). (estudo)

Outra pesquisa descobriu que quanto maiores suas sessões de aeróbicos, mais elas prejudicam sua força e hipertrofia. (estudo)

Treino de musculação com poucos pesos e com muitas repetições

“Definir seu corpo” exige meramente que você reduza sua porcentagem de gordura corporal e um treinamento com altas repetições não te ajuda a fazer isso mais do que um treinamento com baixar repetições.

Na verdade, uma pesquisa descobriu que um treino com pesos ajuda preservar massa muscular enquanto você está restringindo calorias para perda de gordura. (estudo)

Além disso, outra pesquisa descobriu que o treino com pesos aumenta a eficiência da perda de gordura do aeróbico, e vice-versa. (estudo)

Se você busca a solução para resolver os problemas de ser ectomorfo, encontrou o site certo.

Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail contato@musculacaoectomorfo.com.

  • Pingback: ()

  • Juliana Vasconcellos

    Eu venci minha genética. Venci bonito. Co meu próprio esforço, eu que montei minha série. Fiz tudo direitinho. Comi, comi, tomei Tiamina, meu médico quem me receitou, foi uma milagre de Deus na minha vida. Passei a comer de tudo um pouco. Não sabia que un comprimido de Tiamina por dia iria me ajudar tanto. Quando fui ver, estava ficando com corpo de atleta mesmo. Todo mundo começou a me elogiar. Claro, que posso melhorar muita coisa, mas eu venci a magreza sozinha, e ainda sem barriga. Não sei como eu consegui fazer isso, a única coisa que sei, foi que usei minha fé. Proporção entrw ombro e quadril, certinho. Adoro agachamento terra. Agora eu parei de tomar Tiamina pra não viciar, porque agora meu corpo se adaptou à Tiamina e meu organismo está funcionando sem a vitamina.. um abraço a todos.

  • Pingback: ()

  • Zyzz

    eu sou um ectomorfo!!!

    • Que bom Zyzz, agora você pode definir uma dieta e treino eficiente para seu tipo físico.