Um dos motivos de sua dieta estar errada, é o fato de você pensar em ingerir apenas proteína. Saiba o porque neste artigo.
É comum ver pessoas reclamando sobre o pouco peso que consegue ganhar, mesmo fazendo dieta. Principalmente pessoas com o biotipo de ectomorfos.
E é aí que é sugerido que se adicione mais proteína na dieta. Claro que em alguns casos, onde se está ingerindo 0,5g/kg ou 1g/kg de proteína, a mesma quantidade está adequada. Mas a grande realidade é que na maioria dos casos, a quantidade protéica já está ajustada, em torno de 2g/kg ou até mesmo 3g/kg (exagero). Logo, aumentando mais ainda a ingestão protéica, estaríamos causando uma grande e desnecessária sobrecarga que pode sim ser prejudicial ao corpo como um todo, seja pelo excesso de amônia ou até mesmo pelo estoque de gordura.
Verdade seja dita que para quem possui quantidades suficientes de proteína e não consegue ganhar peso, o erro então está nos alimentos energéticos, sejam carboidratos ou até mesmo lipídeos (gorduras). Mas, lipídeos quase nunca são o problema. O problema maior são os carboidratos ingeridos em quantidades inadequadas. Talvez a grande desculpa por essa baixa ingestão, sejam os mitos que o cercam ou até mesmo o descuido na hora de planejar a dieta. Carboidratos possuem efeitos positivos no fornecimento fácil de energia a todas as partes do corpo, na retenção de nitrogênio no músculo, na aceleração do metabolismo, no estoque positivo de glicogênio intramuscular, na resposta endócrina pós-treino e em outros mil fatores que poderíamos citar por horas e horas.
Para quem deseja hipertrofia, consumir 6 a 8g/kg de carboidratos é o ideal. (E muito ectomorfos reclamam ingerindo 4 a 5g/kg e acham muito.) Mas esta quantidade tranquilamente pode subir para 10g/kg ou até mesmo 12g/kg se necessário.
Lembre-se que carboidratos são como pedreiros e proteína como tijolos. Sem a quantidade adequada pedreiros, você pode ter diversos tijolos, mas o muro, ou o músculo, NUNCA será feito ou talvez demore muito mais tempo para ser feito!
Artigo escrito por Marcelo Sendon
Fonte: http://dicasdemusculacao.com/falta-carboidrato-e-nao-proteina/
Uma recomendação é você pesquisar sobre carboidratos simples e complexos e índice glicêmico de carboidrato (para cada tipo de refeição é recomendado um tipo.)