Entenda porque muitos culturistas não consomem feijão nas suas dietas, mas que você não precisa seguir o mesmo.
Autor Guimo
“Tudo bem Guimo? Gostaria de saber sobre o feijão? Pode ou não comer? Andei observando que muitos culturistas e até praticantes de musculação não comem feijão. Conheço um colega que não come. Perguntei porque ele não come e o mesmo não me disse! Eu não entendo isso ! Eu só sei que quando eu como mesmo um pouquinho de feijão nas minhas refeições meu estômago parece que dilata como se estivesse fermentando. Mas os nutricionistas dizem que uma alimentação completa é arroz, feijão, carne (branca ou vermelha) e salada. Guimo, me fale sobre o feijão na alimentação de quem pratica musculação? É bom ou não? Abraços!”
Vamos tentar responder o Leitor acima: Os culturistas não consomem feijão geralmente por algum destes motivos.
- Crença de que o feijão engorda.
- Alguns tem problemas de digestão como o leitor acima.
- Trabalho para cozinhar muito maior.
- Tendência das dietas de Campeões Americanos.
Crença de que o feijão engorda
Esta é uma crença errada: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, favas e soja) possuem baixo teor de gordura e são excelentes fontes de proteínas, fibras (entre elas, as beta-glucanas), vitaminas, minerais e fito químicos como saponinas, isoflavonas e frutooligossacarídeos (FOS), com propriedades funcionais de antioxidantes e anti cancerígenos. Ajudam a manter a glicose regular no sangue e diminuir o colesterol. As leguminosas são consideradas como “alimentos especiais” pelo conjunto de sua composição e conseqüentes propriedades.
Ao contrário do que reza a crença popular, que “o feijão engorda”, na verdade as leguminosas contribuem para eliminar as gorduras a mais pelo fato de facilitar o equilíbrio do organismo, desde que sejam consumidas na hora certa e na quantidade adequada, para um melhor aproveitamento de todos os seus benefícios.
Todo feijão é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro além das suas famosas proteínas sem gordura. O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.
O feijão branco, que quase sempre é consumido como salada, está sendo considerado um grande aliado no emagrecimento e na redução dos níveis de triglicérides do sangue. Além de seus conhecidos nutrientes, o feijão branco possui uma extra importante a proteína Faseolamina em maior quantidade. No emagrecimento ela atua como um bloqueador natural de carboidratos e açúcares, pois é capaz de reduzir de maneira significativa a ação da enzima alfa-amilase; enzima responsável pela quebra e digestão desses carboidratos (amido que quando quebrado torna-se também a glicose que será absorvida pelo organismo) que ingerimos.
Sem ação desta enzima, o organismo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias, açúcares e gorduras no seu corpo, pois os carboidratos, se não forem utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada.
Este processo além de reduzir em cerca de 20% a absorção de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorção da glicose. O que em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% do peso em apenas 30 dias. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL ARROZ E FEIJÃO
Arroz branco cozido (Porção de 100 gramas)
Calorias = 124,69
Carboidratos = 25,47 gramas
Proteínas = 2,32 gramas
Gorduras = 1,18 gramas
Fibras = 0,49 gramas
Arroz integral cozido (Porção de 100 gramas)
Calorias = 76,76
Carboidratos = 14,56 gramas
Proteínas = 1,50 gramas
Gorduras = 1,34 gramas
Fibras = 0,66 gramas
Feijão cozido 50% grão e 50% caldo (Porção de 50 gramas)
Calorias = 30,5
Carboidratos = 4,15 gramas
Proteínas = 1,67 gramas
Gorduras = 0,80 gramas
Fibras: 2,10 gramas
Dica: Para minimizar a formação de gases intestinais (flatulência) provocada pelo feijão, recomenda-se deixar o grão de molho em água, de 6 a 8 horas, antes do cozimento. Nesse período, a água de remolho deve ser trocada mais de uma vez.
Alguns tem problemas de digestão como o leitor acima
Certos alimentos são realmente mais “PESADOS”, principalmente se consumidos a noite. À noite não recomendo comer feijão. Este problema de digestão varia de pessoa para pessoa. É a mesma coisa para quem sofre de lactose e não pode tomar leite. Não significa que o leite é ruim, o problema esta com a pessoa. Para alguns comer feijão não trás problema nenhum e para outros causa desconforto, etc.
Trabalho para cozinhar muito maior
Quem é culturista profissional vai saber o que estou falando. O culturista é que prepara suas refeições todos os dias. Cozinhar arroz é uma coisa, cozinhar feijão é muito mais demorado. Nos dias de hoje, onde todo mundo tem pouco tempo, é sempre mais simples e rápido cozinhar o seu arroz do que cozinhar o feijão.
Tendência das dietas de campeões americanos
Este para mim é o motivo mais forte porque os culturistas não comem feijão. Primeiro quero que o leitor entenda que o americano não tem o costume de comer feijão. Eles gostam mais de massa e é por isso que quando você mora um tempo nos Estados Unidos fica com saudade do feijãozinho do Brasil. O americano não come feijão apenas por costume. Vou dar um exemplo fácil aqui no Brasil: No Rio Grande do Sul tomar chimarrão é a coisa mais normal do mundo. Agora os paulistas, cariocas, nordestinos etc. não tem este costume. Na alimentação do paulista não tem o chimarrão, mas isso não significa que o chimarrão é ruim, é apenas o costume da região.
Voltando ao tema do feijão: Os grandes campeões de fisiculturismo americanos não tem costume de comer o feijão, então eles criam dietas sem o feijão. Estas dietas vão para revistas como Muscle & Fitness, Flex, Musclemag, Muscular Development e para livros de Bodybuilding. O Brasil e outros países traduzem estas dietas e seus atletas começam a segui-la. Resultado: Um legião de fisiculturistas que não comem feijão. Posso apostar que se amanhã o Mr. Olympia JAY CUTLER mostrar sua dieta com feijão, em poucos meses os fisiculturistas do mundo estarão adicionando feijão na dieta.
O LEITOR AMIGO Lucas de Oliveira tem uma observação importante sobre o artigo acima:
Queria adicionar uma informação importante sobre a matéria que você disponibilizou no MMB – Nutrição: Culturistas não comem feijão.
Entre outras explicações você deu :
Trabalho para cozinhar muito maior.
Tendência das dietas de Campeões Americanos.Isso está absolutamente correto! A maioria dos fisiculturistas não ingerem feijão por motivo de educação e do costume alimentar. Porém o feijão é muito benéfico e deveria entrar para a dieta dos culturistas TODOS os dias.
Mas não são todos os fisiculturistas que não comem feijão. O maior fisiculturista de todos os tempos, Ronnie Coleman é um dos adeptos ao feijão na dieta! O último filme de Ronnie Coleman chamado de “Ronnie Coleman Invincible” mostra o dia-a-dia deste campeão, mostrando sua dieta, sua suplementação, seu treino e seus hábitos. Todos os dias, Ronnie come uma porção de feijão lá pelas 20:00.
Isso mostra que o feijão, só não pode, como deve entrar para a dieta dos culturistas.
Autor Guimo
Revisado por Matthaeus
Fonte: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/23037-culturistas-nao-comem-feijao/
E você, o que acha disso? Fica sem feijão na sua dieta? Comente e clique no botão curtir na lateral esquerda.
Próximos Passos:
Passo 1: Curta e Compartilhe 🙂
Passo 2 : Acesse Receitas Anabólicas
Passo 3: Aproveite!