Tão importante quanto ter uma boa noite de sono, é também realizar exercícios físicos regularmente, para potencializar o bem-estar do corpo e a capacidade física em todas as idades. E mais do que isso, essas duas atividades são indispensáveis para manter o corpo funcionando bem e com saúde. Como elas podem te ajudar? Confira!
Benefícios do exercício para o sono
Entre os principais malefícios que a privação do sono pode nos trazer estão: a perda de memória, sonolência diurna e o conhecido cansaço. Se unida à falta de exercícios, que pode nos fazer demorar mais para dormir, essa rotina se torna um ciclo vicioso que só pode ser resolvido com a mudança para uma vida mais saudável praticando exercícios.
Além de nos fazer sentir mais dispostos ao longo do dia, a prática de atividades físicas ajuda no tratamento de problemas como a insônia e a apneia obstrutiva do sono (AOS). Com menos gordura na região do pescoço, haverá redução da pressão sobre as vias aéreas, diminuindo as chances de ronco e interrupção da respiração (AOS). Quer mais um motivo? Os exercícios também liberam a endorfina, o neurotransmissor que nos traz bem-estar e atua também como analgésico.
Uso do CPAP a favor do sono
Distúrbios do sono, como a apneia do sono (AOS), pedem o uso do equipamento CPAP para evitar que a respiração seja interrompida. Fornecendo um fluxo de ar para o paciente, a respiração é restituída e se dá de forma natural. Silencioso e com variedade de máscaras, os CPAPS são confortáveis e fáceis de usar!
Para mais informações sobre sono e qualidade de vida, consulte o Blog do CPAPS!