Sabe aquela barrinha de cereal, que você acredita ter mil qualidades? O PropagaNUT avaliou o rótulo de três diferentes marcas, Nutry, Trio e Nestlé, e concluiu que não é bem assim…
Analisando a lista de ingredientes das barrinhas Nutry e Trio, vimos que o primeiro ingrediente, e portanto, o que está presente em maior quantidade é a glicose, ou seja, açúcar. No caso da barrinha da Nestlé, o primeiro ingrediente é a aveia em flocos e o xarope de glicose só aparece como terceiro da lista. Mas será que o açúcar só está presente nesta forma? NÃO!! Encontramos também maltodextrina, mel, açúcar propriamente dito, açúcar mascavo e açúcar invertido. Na barra da marca Nutry, todos esses ingredientes aparecem juntos, e nas outras duas, pelos menos 2 deles encontram-se na lista.
Outro detalhe bem importante, é que quando comemos uma barrinha de CEREAL, imaginamos que estaremos consumindo um quantidade significativa de fibras, certo? ERRADO! Entre essas três marcas, a que tem a maior quantidade de fibras é a da Nestlé que possui 4,4g, equivalente a 18% do recomendado por dia. Porém, as outras duas barrinhas possuem 0,4g de fibras, ou seja, praticamente NADA!
Quanto às gorduras, vimos que todas as barrinhas possuem óleo/gordura de palma, um tipo de gordura que é composta por cerca de 50% de gordura saturada, aquela que quando consumida em excesso pode provocar doenças cardiovasculares e obesidade.
Assim, dentre as 3 marcas de barrinhas que comparamos, a da Nestlé se mostrou a melhor opção, ou a “menos pior”, por conter mais fibras (algo que se espera em uma barrinha de cereal) e um menor teor de açúcar.
Outro pequeno detalhe que vale a pena ser dito: você já parou pra olhar os sites de divulgação de algumas dessas barrinhas? O site da própria Nutry se chama“Eu quero viver bem”, dando dicas sobre como conquistar a paz interior, fazer o bem, cultivar relacionamentos e cuidar do corpo, além de dicas sobre atividade física e alimentação. Ah, e falando também como ela tem um alto teor de fibras (oi?). Já o site da Trio mostra imagens fantásticas de frutas, castanhas e cereais que participam (ou deveriam participar como ingredientes principais, e não como coadjuvantes) da composição de suas barrinhas.
Mas pera aí, como uma barra de cereal cheia de açúcar quer passar a ideia de saúde e de que pode me ajudar a “viver bem”? Não faz muito sentido…
E aí? Você ainda acha que essas barrinhas realmente são saudáveis e cheias de qualidade?? Com certeza é um lanche prático e não podemos ignorar essa vantagem na correria do dia a dia, porém é preciso ter moderação e bastante cuidado na escolha da melhor opção!
Autor: Camila Leão e Camila Araújo.
Fonte: https://propaganut.wordpress.com/2013/06/05/saiba-o-que-voce-esta-comendo-barrinhas-de-cereal/