Aprenda a fazer um hipercalórico caseiro barato, gostoso e eficiente para ter praticidade em certas refeições do dia na rotina corrida.
Um dos maiores problemas do ectomorfo é a falta de apetite para comer as grandes quantidades de comida necessária.
Geralmente, uma vitamina que aumenta o apetite para ajudar.
Porém, o uso de calorias líquidas funciona muito bem para vencer a falta de fome e usar em momentos do dia que você não tem tempo de mastigar comida.
Continue lendo o artigo e aprenda a fazer.
A função do hipercalórico
Depois do whey protein, o hipercalórico é um dos suplementos mais conhecidos, conhecimento vulgarmente como “massa” devido ao nome dos rótulos.
Como o nome diz, ele ser serve para aumentar a quantidade de calorias que você ingere no dia. Geralmente são usados para aumento de peso por pessoas com metabolismo acelerado (ectomorfos) que não tem apetite para consumir as calorias necessárias com alimentos sólidos ou pessoas com rotina corrida que não tem muito tempo para comer.
Entenda de uma vez por todas que você precisa de uma dieta hipercalórica, não apenas uma refeição. A função do hipercalórico é apenas praticidade, mas não há uma vantagem superior a comida. Muitas pessoas só tomam um hipercalórico sem dieta e esperam resultados.
Por que fazer hipercalórico caseiro ao invés de comprar?
Você sabia que existe maior vantagem em um hipercalórico caseiro do que industrializado?
Vários hipercalóricos vendidos hoje têm péssimo custo x benefício. Diversas marcas usam ingredientes de baixa qualidade (como proteína de trigo e soja) junto com maltodextrina (açúcar), adicionam isso a um pote chamativo e vendem a preços absurdos prometendo milagres.
Por isso leia sempre o rótulo de informação nutricional e a lista de ingredientes de todo suplemento que você compra.
A solução vem do hipercalórico caseiro, que você mesmo faz em casa. Ele tem várias vantagens ao industrializado:
- Você sabe exatamente quais produtos compõem a receita e inclusive a qualidade de cada um;
- É mais barato;
- Possui fibras;
- Possui gorduras boas, que junto com as proteínas, abaixam o índice glicêmico dos carboidratos;
- O gosto é bem melhor do que o industrial, visto que você pode adicionar alguns ingredientes ao seu gosto. E sinceramente, alguns hipercalóricos industriais são impossíveis de se tomar.
Receita de Hipercalórico Caseiro
Lembrando que essa receita de hipercalórico caseiro é apenas uma receita, e você poderá acrescentar ou trocar ingredientes de acordo com sua escolha.
Na verdade, esse é o melhor benefício de se fazer o hipercalórico ao invés de comprá-lo pronto.
Rendimento: 1kg
Ingredientes
- 500g de farinha de aveia
- 125 gramas de whey protein (ou albumina, isolada de soja, arroz, ervilha…)
- 125 gramas de farinha de amendoim
- 125 gramas de maisena (ou maltodextrina ou dextrose)
- 125 gramas achocolatado (ou cacau em pó)
Substitutos
Você pode substituir o whey protein por outras proteínas em pó do seu gosto como a albumina (clara de ovo em pó) que possui uma absorção lenta, porém causa flatulência. Você também pode usar proteína isolada de soja, proteína de arroz, proteína de ervilha, etc.
Você pode substituir o achocolatado por cacau em pó.
Você pode substituir a farinha de aveia por quinoa ou amaranto.
Você pode a farinha de amendoim por outra oleaginosa torrada e moída como amêndoas, castanha de caju, castanha-do-Pará/Brasil, pistache, nozes-pecã ou avelãs.
Modo de preparo
Pegue uma bacia bem grande e misture todos os ingredientes em pó.
A farinha de amendoim pode ser difícil de encontrar dependendo da região. Caso não encontre, você pode fazer descascando os amendoins e batendo em pequenas porções no liquidificador.
Bata um pouco até triturar, depois coloque um pouco de farinha de aveia no liquidificador, pois isso ajuda o amendoim a não virar pasta. Depois disso, se preferir, passe numa peneira fina.
O amendoim é calórico e fornece muitas gorduras boas e proteínas, abaixando o índice glicêmico do hipercalórico, portanto ele primordial.
Informação nutricional
Dicas
- O amido de milho (maisena) é um carboidrato em pó que não causa pico de insulina, praticamente idêntico ao Waxy Maize, um carboidrato ideal para ser utilizado em pré-treino.
- Para melhorar o sabor e acrescentar mais calorias à mistura, tome o seu hipercalórico caseiro com uma fruta (como a banana, que deixa a bebida mais cremosa);
- Para variar o sabor e aumentar as calorias, experimente bater o hipercalórico com um pouco de canela e mel;
- Outra maneira de mudar o sabor do hipercalórico caseiro é através da maltodextrina, que é vendida sob diversos sabores, como tangerina, uva, açaí, abacaxi e limão;
- Se quiser aumentar ainda mais o teor de fibras do seu hipercalórico caseiro, acrescente um pouco de farinha de linhaça, chia, maracujá, banana verde, etc. que estimulam o intestino de maneira natural.
Modo de consumo
Quando for fazer para beber, utilize 300 ml leite vegetal (leite de amendoim, leite de amêndoas, leite de coco, leite de arroz, etc.).
Não use leite de vaca, pois devido a vários malefícios à saúde, ainda causa retenção de líquido e inchaço, aumentando muito sua barriga. Com a adição do leite vegetal, vai deixar seu shake hipercalórico ainda mais gostoso e mais parecido com uma vitamina.
É interessante também acrescentar uma fruta, como a banana, pois vai aumentar ainda mais as calorias.
Fonte: http://glicose.com.br/hipercalorico-caseiro/
O que achou do hipercalórico? Comente embaixo e compartilhe nas redes sociais.