Quer ter um corpo mais definido num curto período de tempo? Leia sobre o famoso aeróbico intervalado de alta intensidade, o HIIT.
O segredo para ficar com um corpo mais definido num curto período de tempo já foi revelado. Se você não sabe qual é, venha ler mais sobre o famoso aeróbico intervalado de alta intensidade.
O que é o aeróbico HIIT?
O significado da sigla HIIT nada mais é que High-Intensity Intermittent Training, ou seja, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Consiste num tipo de treinamento específico para a perda de gordura, que reveza exercícios de alta e baixa intensidade.
Vamos citar um exemplo:
Ao invés de você caminhar a 5 km/h na esteira, por 45 minutos, você vai caminhar apenas 20 minutos, intervalando 1 minuto de caminhada a 5km/h com 1 minuto de corrida a 15km/h (mais conhecido como “tiro”).
Cansa muito mais, mas os resultados são comprovados por diversos estudos científicos. Nas pesquisas, grupos de pessoas foram sujeitos ao treinamento aeróbico regular de baixa intensidade e outros ao treinamento HIIT, e adivinhe? As pessoas que seguiram o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade perderam uma porcentagem maior de gordura em um período bem menor de tempo do que os outros.
Outro fato é que, após as atividades, nosso corpo continua queimando calorias. Neste quesito, o HIIT também ganha em disparada: queima muito mais calorias no pós-treino que os exercícios aeróbicos comuns.
Quem está em busca da hipertrofia fica com medo de realizar aeróbicos de forma intensa por achar que irão catabolizar, queimando massa muscular junto com a gordura. Como o tempo da realização do exercício em alta intensidade é menor com o HIIT, não há esse risco, pelo contrário, os estímulos do mesmo não só protegem a musculatura, como também promovem o ganha de massa.
Há diferentes formas de se praticar o HIIT e ele pode ser feito: na esteira, bicicleta, step, corda e outros exercícios em que se pode aumentar e diminuir o ritmo.
Sugestão de prática do HIIT
Iniciante (por 2 semanas e pula para o próximo nível)
15 segundos em alta intensidade e 60 de baixa intensidade ou descanso absoluto.
Tempo: em torno de mais ou menos 10 minutos ou, se preferir, 10 repetições do esquema citado acima.
Intermediário (por 2 semanas e pula para o próximo nível)
30 segundos em alta intensidade e 60 de baixa intensidade ou descanso absoluto.
Tempo: em torno de mais ou menos 15 minutos ou, se preferir, 10 repetições do esquema citado acima.
Avançado (por 2 semanas e pula para o próximo nível)
30 segundos em alta intensidade e 30 de baixa intensidade ou descanso absoluto.
Tempo: em torno de mais ou menos 20 minutos ou, se preferir, 12 repetições do esquema citado acima.
Top (por 2 semanas)
30 segundos em alta intensidade e 15 de baixa intensidade ou descanso absoluto.
Tempo: em torno de mais ou menos 20 minutos ou, se preferir, 25 repetições do esquema citado acima.
É claro que tem gente que se adapta mais fácil que outras a novos tipos de atividades, mas tente respeitar, no mínimo, o tempo de 2 semanas em cada fase, para dar tempo do seu corpo se adaptar corretamente.
Depois dessas informações, já se sente pronto para testar o treinamento realizado pelos atletas de alta performance?
Dê um up no seu treino! O “HIIT” do momento chegou para ficar.
Você já conhecia o Aeróbico HIIT? Comente abaixo.