• Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Alan César Rocha Monteiro

    Eu tenho menisco no joelho, posso fazer stronglifts 5×5?

    • Como é um problema específico, recomendo que consulte um fisioterapeuta esportivo para ver que limitações você tem em certos exercícios.

  • Frederico Xerez

    Cara tenho 1 ano e um mês de treino, a um mês estou fazendo o stronglift com os exercícios complementares (treino A:paralela, treino B:barra fixa) estou pensando em fazer um pouco de aerobio(em torno de 15 minutos ) e uma serie de abdominal nos dias sem treino, vc acha que seria uma boa ? Ou não?

  • Guilherme

    Eu consigo fazer nei uma flexão na barra, não teria algum aparelho que poderia me ajudar nessa questão ?

    • Aparelho graviton. Você ajoelho e o peso é um contra peso.

    • Marcos Davi Oliveira

      Insista. Com o passar dos dias vc vai conseguir fazer 1 e depois 2 etc. Eu só fazia 3 séries de 2 de início, hj, 2 meses depois, já faço 3 séries de 5.

  • Faço o stronglift e recomendo bastante. Em poucas semanas você já percebe grande diferença no seu corpo em relação à força e resistência. Acompanhado de uma boa dieta, os resultados são ótimos.

  • Artur

    pretendo começar a faze o SL, mas ainda não sei com quanto de carga devo começar. Minha dúvida é:depois das séries de aquecimento, a carga aumenta a cada série ou esse aumento é só depois de uma semana de treino? Quando fazia um treino “normal”, o meu agachamento era com 30 kilos, porém, pelo que eu entendi, se começar com 30kg vou estagnar muito rápido. O que vcs aconselham?

    • Thiago Araujo

      E aí cara?! Blz?! Seguinte. Os exercícios do SL 5×5 são mto bons para trabalhar o corpo de modo sistêmico. Ou seja, vc vai fortalecer sua lombar, seu core, vai ganhar estrutura. O problema que vejo em quem faz SL é execução explosiva ou balística, técnica imperfeita, essas coisas. Outo ponto negativo, em minha opinião: Vai haver um ponto em que seu corpo não recupera mais. É fato cara! Vai por mim. A capacidade de recuperação não aumenta conforme a força, e vc vai penar, principalmente se for ectomorfo genuíno. Uma boa medida para isso, é treinar 2 vezes por semana apenas (Quando vc parar de progredir). Outra boa medida, é diminuir as séries, fazer 3×5 ou 3×6. Se parar de progredir novamente, aconselho vc a fazer a rotina de consolidação do Mike Mentzer. Isso se seu objetivo for hipertrofia máxima.

      Esse lance que vc falou das cargas, o primeiro mês seria uma espécie de adaptação aos movimentos e aprimoramento da técnica. Comece fazendo com um peso confortável, prestando atenção na execução perfeita. E outra: NÂO FAÇA JAMAIS agachamento no Smith. Seus joelhos vão agradecer pelo resto da vida cara! Use barra livre mesmo.

      • Thiago, uma triste realidade. Agachamento livre nas academias está sumindo. Só tem esse maldito Smith. Já mudei de academia pela falta do agachamento livre.

    • Artur

      ok man!
      fiz uma espécie de tabela e tô calculando o peso com a reps pra fechar um peso de treino e fazer a progressão corretamente. Só que para ter um bom preparo muscular vou optar por progressão a cada duas semanas de treino. É incrível a diferença do SL pra meu antigo treino passado pelo instrutor. enfim, acredito nesse sistema e já virei adepto! hehe

  • yagor ribeiro

    eu pratico jiu-jitsu. Tenho jiu-jitsu tres vezes na semana (terça, quinta e sabado). O jiu-jitsu vai atrapalhar o descanso do meu treino de stronglifit?

    • Não, já que é um treino de força. Só tenha uma dieta mais calórica.

      • Thiago Araujo

        Cara..se eu contar como está meu treino atual, vai parecer motivo de piada..kkk.

        A (terça): Supino, remada curvada
        B (sábado): Clean and press e agachamento.

        Se você fizer uma análise, esses 4 exercícios trabalham o corpo todo.

        Abraços…vamos nos falando

        • Piada nada. Se traz resultado para você é um bom treino.

    • Thiago Araujo

      Amigo, o Stronglift é um treino de força CONSTRUTOR DE MASSA MUSCULAR. Não se deixe enganar. Quanto mais massa muscular, mais forte você fica. O que o coloca como um excelente construtor de massa muscular são as inúmeras séries e as 5 repetições, o que faz com que aumente o tempo sob tensão. Powerlifters profissionais, geralmente limitam o seu treino a 5×3 ou 5×2, visto que só desejam progredir força. Mesmo assim, seus músculos são densos e firmes. O treino que rompe fibras exige adaptações corporais, e o stronglift é excelente na hipertrofia miofibrilar. Sugiro que você faça apenas 2x na semana. No começo, o SL é leve, pois você tem um período de adaptação. Quando o peso vai ficando pesado, o corpo é muito castigado, e dependendo da sua capacidade de recuperação, o corpo pode entrar em overtrainning. Limite-se a apenas 2x na semana, visto o uso extremo do seu corpo para o Jiu-jitsu.

    • Thiago Araujo

      Mas na real, vou dar uma dica. Faça um treino parecido com o do Bruce Lee. O treino dele, era com o objetivo de construir músculos fortes e ganhar resistência cardiovascular. Ele fazia um full body, com exercícios básicos. Ele fazia 2 séries série de 8 (12 apenas para pernas), descansava pouco entre as séries e já partia para a segunda série. Esse método é bom para dar condicionamento cardiovascular, hipertrofia, força. Faça, e vc verá mano. Se vc quiser, faça isso com o próprio stronglift. Pegue os exercícios propostos no SL, e adapte esse método que o Bruce Lee fazia. Abraços

  • Gunner

    Você esta cometendo um grande equivoco ao dizer que o stronglift não trás hipertrofia, é um fb que trará grande resultados em relação a hipertrofia se você tiver uma boa alimentação, você ficando mais forte a hipertrofia é apenas uma consequência. O treino é totalmente focado em progressão de carga e para quem busca hipertrofia isso é o básico do básico. Todos que buscam hipertrofia, independente do programa/divisão de treino devem tem como foco principal no treino a progressão de cargas. O Thiago Araujo ali mesmo disse.
    O treino é um full body, que era um treino básico para as lendas dos anos 40,50 e 60. O treino é focado em powerbuilding que nada mais é o powerlifting + bodybuiding, que trás a idéia de ter ganhos de força e masa muscular.

    • Calma, não sou contra treinos fullbody, justamente meu treino atual é um fullbody. Porém é adaptado.

      • Gunner

        haha desculpe se pareci mal educado não foi essa a intensão, é que participo de um forum e la bastante pessoal são adeptas ao stronglift e obtem bons resultados tanto força e hipertrofia, abraços!

  • Iago

    Cara adorei teu blog! Nunca gostei de malhar pq nao tinha resultado e, ainda, não tinha uma pessoa que me direcionasse para a musculação de um ectomorfo. Muito bom tuas dicas e artigos.

    • Anderson Almeida

      Eu também.

  • hugo

    Pode indicar me qual o melhor treino para crescer??

  • Pedro

    Ótima matéria, mas tenho uma duvida, minha academia não tem paralelas nem barras.. não posso fazer o stronglift? Não poderia colocar rosca direta ou outro exercicio para triceps por exemplo?

    • Só ressaltando, esse é um treino para ganhos apenas de força. Não terá hipertrofia, o volume não. Não é para “crescer”.

      Colocar rosca direta não tem nenhuma lógica. Barra fixa é um exercício de assistência, não é obrigatório fazê-lo. Não tendo barra pode fazer na puxada frente http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/08/12/treino-de-ectomorfo-para-bulking/cbfrontpulldown/ Paralela você pode fazer entre bancos. http://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/08/12/treino-de-ectomorfo-para-bulking/mergulho-entre-bancos-2-2/

      • Thaiago Araujo

        Cara. Esse treino também permite hipertrofia sim mano. Pensa bem: em tese, quanto maior a densidade muscular, maior a sobrecarga que você consegue resistir. Então, se vc progride as cargas, fatalmente está criando densidade muscular, ou seja, estará conseguindo hipertrofia.

        • Mas na prática não, pois seu foco é força.

      • Thaiago Araujo

        Meu velho. Olhe por outro prisma, Vamos para as variáveis hipertróficas: progressão de cargas, aumento de força, tempo em tensão, rompimento de fibras, esgotamento metabólico, descanso, alimentação…

        Vamos questionar: Vc ja viu powerlifter magrelo? Me mostra um competidor do Strongest man que é magro…não tem mano.
        O tempo em tensão das séries sugeridas (5×5) é também um fator favorável. 5×5 (25 reps) dependendo da cadência, mantém mais o músculo sobre tensão do que 3×8 (24r eps), por exemplo. Assim como o sistema HIT, do Arthur Jones propõe apenas 1 série de 8 a 15 reps, e tb gera hipertrofia, porque engloba outras variáveis hipertrófias, como esgotamento metabólico em decorrência da série até a fadiga, rompe fibras, progride cargas, aumenta força, e como a cadência é rigorosa, tb permite um bom tempo de tensão (cerca de 50 a 70 seg).

        Eu tava tendo ganhos com o SL 5×5, mas como progredi cargas mto rápido cheguei ao meu limite, e não quis continuar o treino. Porém, como gostei dos resultados, mantive a configuração de exercícios, apenas aderindo a filosofia HIT de 1 x falha.

        • Discordo na parte dos 5×5 manter mais tensão que o 3×8. Essas 5 séries de 5 repetições, tem intervalos de descanso maiores, além de que o treino tem uma cadência mais curta. Um 3×8 com tempo sob tensão suficiente (2-3) te dá 40 segundos de tensão.

          Eu atualmente sigo um treino fullbody, é excelente. Porém fiz adaptações.

  • Pedro

    Mais um ótimo post. Você já experimentou fazer esse treino? Teve bons resultados? Conseguir crescer um pouco? Quanto tempo de treino fazer? Estou pensando em fazer, até então faço exatamente aquele ABC que você fez um post (A – peito e bíceps; B – costas e tríceps; C – ombro e perna).

    Enfim, muito bom post. Mais um.

    • Não porque quero é hipertrofia muscular. Esse treino não é para “crescer”, é para ganho de força.

      • Sacamos que o individuo é ectomorfo quando ele faz treino de força e ganha músculo.
        Pelo menos comigo tá sendo assim, o SL me ajudo bastante em ganho de massa muscular.

        • Ótimo. Eu sigo um treino fullbody que adaptei do Stronglift 5×5