Existem duas fases famosas que as pessoas engajam-se (quando sabem disso) dentro dos treinos de musculação, que é a fase de ganhos de peso e volume e a fase de definição corporal/perda de peso/secagem.
Geralmente chamamos a fase de ganhos de peso e volume de “bulking” que tem como principais características fazer uma dieta hipercalórica e treinos intensos.
A fase de definição/secagem/perde de peso chamamos de “cutting” que tem como principais características dietas de déficit calórico, treinos intensos porém de menores volumes se comparados com as fases de bulking.
Na velha escola do fisiculturismo era comum fazer o chamado “bulking sujo” para ganhar peso/volume/massa muscular, e a principal característica dessa estratégia era fazer consumos enormes de calorias diariamente e sem (ou pouco) critério de seleção, ou seja, você poderia ingerir o que viesse na sua cabeça, o que importava era bater suas metas calóricas diárias…
Por isso, era comum comer alimentos como bolos, sorvetes, hamburguers, frituras, milk shakes, fast foods e por aí vai!
O problema é que este tipo de estratégia na minha opinião trás muito mais desvantagens e malefícios para você do que benefícios, e por isso, separei neste artigo 10 razões para você não fazer o bulking sujo para ganhar massa muscular.
Leia-os atentamente e tire suas conclusões!
1 – Seu corpo só absorve o necessário
Ingerir 7.000 calorias não é melhor do que apenas 4.000 calorias, se é isso o que seu corpo precisa para crescer. Não é o que você coloca em sua boca que conta, é o que é digerido e absorvido!
Portanto, o excesso extremo simplesmente não será absorvido pelo seu organismo, vai fazê-lo trabalhar mais para processar o que foi ingerido e ainda te dará de presente mais gorduras corporais!
2 – Resistência a insulina
Dietas extremamente hipercalóricas leva à resistência à insulina, que tornará mais difícil de ganhar massa muscular ao longo da sua jornada…
Resistência a insulina resulta em fazer os carboidratos primeiramente estocarem gorduras e não construírem massa muscular…
3 – Reduções radicais no consumo calórico para perda de peso
O bulking sujo fará com que você tenha ganhos exagerados e desnecessários de gorduras, e portanto, depois terá que fazer reduções extremas no seu consumo calórico total diário para perder peso (principalmente a massa gorda indesejada).
Será muito ruim e difícil você se adaptar a essa redução extrema já que estava em uma dieta muito elevada e comendo tudo o que via pela frente…
4 – Dificuldades cada vez maiores de perder gorduras
Quanto mais peso (de gordura) você ganha em um bulking sujo, mais difícil fica para emagrecer, pois a resistência a insulina é difícil de ser revertida…
Pergunte a qualquer um que fez um bulking sujo se ele teve prazer e facilidade em perder a gordura que ganhou e ficar com percentuais baixos de gorduras…
5 – Peso total não significa trabalho bem sucedido…
A primeira ferramenta que as pessoas usam para saberem se estão ganhando massa muscular de forma satisfatória é se pesarem em uma balança.
Porém a balança não separa o peso gordo do peso magro, e portanto, ganho de peso total não necessariamente significa ganho de massa muscular…
A melhor ferramenta para saber se de fato está ganhando mais peso total vindo predominantemente de massa muscular do que gorduras é fazer uma avaliação funcional…
Então muito cuidado ao fazer bulking sujo e só usar uma balança como forma de medir seus resultados!
6 – Redução do trabalho da tireoide
Ganhar gordura, de forma intencional ou descuidadamente, resulta em diminuição dos trabalhos da tireoide, e isso não é o ideal porque a tireoide é fundamental para a perda de gordura.
Quanto menos hormônio da tireoide produzido, menos calorias seu corpo queimará em uma base diária, tornando mais fácil ganhar gordura através da sua ingestão calórica (extrema…)
7 – Calorias não são iguais!
Um argumento de quem faz bulking sujo para bater suas metas calóricas é que devem comer o que bem entenderem, contanto que estejam batendo suas metas calóricas.
Porém, 300 kcal de peito de frango grelhado (apenas um exemplo) é totalmente diferente de 300 kcal de uma pizza de frango!
Fazer bulking sujo com calorias provenientes de alimentos não saudáveis pode levar a pressão arterial elevada, diabetes, inflamações e doenças cardiovasculares…
8 – Prefira o bulking limpo do que sujo!
Quanto melhor sua predominância de massa muscular sobre as gorduras, mais magro e atlético você está, e mais fácil será para ganhar massa muscular de qualidade, porque seu corpo se torna mais eficiente na repartição dos nutrientes ingeridos.
Isto significa que quando você come, seu corpo transfere os nutrientes para o músculo (como o tecido muscular ou glicogênio) ou no fígado (como glicogênio) e menos é transferido para sua parede abdominal!
Isso você vai conseguir fazendo bulking limpo e não bulking sujo, portanto, mude já sua estratégia!
9 – Tempo desperdiçado
Quanto mais tempo você levar fazendo o bulking sujo e ganhando peso total, mais tempo levará na fase de perda de peso e definição, e portanto, menos tempo disponível para ganhar massa muscular!
Seu tempo estará sendo desperdiçado fazendo coisas desnecessárias…
10 – Hiperplasia das células de gorduras
O bulking sujo/extremo pode levar a hiperplasia das células de gorduras. Basicamente, quando você come excessivamente durante um período prolongado de tempo, seu corpo aumenta o número de células de gorduras…
Hiperplasia é quando você aumenta a quantidade total de células de gorduras no seu corpo e isso é muito ruim!
Uma coisa é você aumentar o volume das suas células de gorduras totais. Isso você pode reverter com seu treinamento e dedicação, porém, outra coisa é aumentar o número total de células de gorduras no seu organismo. Isso você só pode reverter cirurgicamente!
Acho que você não deseja isso para você não é mesmo?
Conclusão
Espero que este artigo tenha servido de alerta para você que faz, já fez, ou pretende usar a estratégia do “bulking sujo” para ganhar massa muscular, peso e volume…
Definitivamente na minha opinião não vale a pena, pois, você colherá mais malefícios do que benefícios usar esta estratégia para conseguir conquistar o corpo que você sempre desejou…
Reflita a respeito e mude suas estratégias a partir de agora, pois, os benefícios para sua saúde e os resultados estéticos serão muito melhores para você!
Autor Diego Costa