Essa receita de molho de tomate que passarei para vocês é, com certeza, umas das pérolas que descobri no meu dia-a-dia “culinarístico” rsrs! E, acreditem…, eu já fiz muuuuitos molhos de tomate aqui em casa e NENHUM DELES superou esse daqui. Primeiro porque, além de ser fácil de fazer, é saudável e saboroso também! Não é um daqueles molhos trabalhosos e que precisa ficar “apurando” horas no fogo!
Nossa… e eu já cansei de provar molhos caseiros aguados, sabe? Molho de tomate precisa ser encorpado, senão estraga totalmente a massa, a lasanha ou que for fazer com ele!
Com essa receita você pode fazer muito molho e congelar para usar quando quiser.
Ingredientes
- 4 tomates
- 1 cebola
- Temperos a gosto (alho, manjericão, folha de louro, orégano, etc.)
- Sal à gosto
Modo de preparo
Descasque os tomates e a cebola. Corte-os em quatro e depois e cada pedaço na metade. Retire as sementes do tomate com ajuda de uma colher. PROPORÇÃO: Para cada 4 tomates use 1 cebola!
Coloque em uma panela grande semi-tampada e leve ao FOGO BAIXO, vigiando.
O tomate e a cebola começarão a soltar água, que vai cozinhá-los levemente, mexa de vez em quando.
Assim que os pedaços estiverem macios, desligue o fogo e bata o conteúdo no liquidificador, ou dentro da panela mesmo, se você tiver um mixer.
Volte para o fogo, sempre baixo, para temperar. Acrescente seus temperos como folha de louro, alho, sal, shoyo, etc. Deixe por mais 15 ou 20 minutos para apurar o sabor dos temperos no molho.
Já conhece o livro Receitas Anabólicas? Tem muitas receitas ótimas que me inspiro.
Como tirar a pele do tomate?
Confesso que detesto tirar a pele do tomate (e tirar a pele colocando-os direto no fogo também não curto!). Então, eu uso 2 táticas:
1) na maioria das vezes eu retiro as peles depois de um tempinho que estão no fogo junto com as cebolas (você vai ver que a pele solta sozinha e dá para tirar numa boa),
2) ou eu retiro as pontinhas e faço um corte de leve em forma de X nas pontas para facilitar a retirada da pele. Depois coloco-os por alguns minutinhos em água fervendo. Até que a pele comece a se soltar, e então transfiro para um recipiente com água fria para parar o cozimento.
Nunca precisei colocar açúcar para tirar a acidez do tomate, igual se faz com os molhos comprados prontos.
Aqueles molhos prontos que vendem no supermercado não são saudáveis. São ricos em sal, corantes e glutamato monossódico! O sódio é o principal responsável por desencadear a hipertensão, o que é preocupante no país, já que o brasileiro é um dos que mais consomem sal. Pesquise também sobre o mal chamado GLUTAMATO MONOSSÓDICO.
Por Juliana Barros
Fonte: http://casadaju.wordpress.com/2013/04/18/um-molho-de-tomate-caseiro-e-facil-facil-de-fazer
Molho de tomate caseiro gourmet
Veja outra forma de fazer o molho de tomate caseiro, numa forma mais gourmet profissional. Você nunca vai provar um molho assim.
Como armazenar o molho de tomate caseirio
Sabemos que a alimentação é a parte mais difícil de seguir para ganhar massa muscular, não é verdade? Por isso se você está cansado de dietas repetitivas com comidas sem sal que você não aguenta mais o melhor para você é o Receitas Anabólicas que você pode estar conferindo clicando AQUI, mais cedo ou mais tarde você vai perceber o quanto comer é necessário para que você atinja seus objetivos, Invista em VOCÊ Já!
O que acharam do molho? Comente abaixo.