Uso da creatina na atividade física
A creatina é um complexo de aminoácidos formado por dois aminoácidos, a glicina e arginina, e ganhou grande destaque no meio esportivo devido seu papel ergogênico, ou seja, de poder contribuir para melhora do desempenho da atividade física.
Pode ser obtida por meio da alimentação, com o consumo de alimentos de origem animal, como carnes e peixes, e produzida naturalmente no organismo pelo fígado, pâncreas e os rins. Essa produção endógena mais as fontes alimentares oferecem cerca de 2g ao dia.
O principal papel da creatina no organismo é atuar como reserva energética para a reposição de ATP, a “moeda” de energia utilizada para contração muscular.
Nos exercícios físicos, a creatina fornece energia rápida para a contração, repondo as moléculas de ATP utilizadas, principalmente em exercícios de alta intensidade e curta duração, onde há maior utilização desses compostos, já que com atividades mais longas nosso organismo utiliza outras fontes de energia. Por isso, em pessoas que praticam atividades físicas intensas e que precisam de explosão muscular podem se beneficiar com a suplementação.
No entanto, o efeito da creatina não é imediato, por isso seu consumo deve ser feito por um período prolongado, para que se acumule nos músculos e tenha o efeito desejado no aumento da força. A creatina também pode contribuir para o aumento da massa muscular, já que melhora o rendimento nos treinos, permitindo melhores resultados.
Muitas pessoas evitam consumir a creatina com medo de engordar, mas na realidade, um dos efeitos da creatina é atrair e reter água para dentro do músculo, gerando um rápido aumento no volume do músculo e não aumento de gordura.
Outro mito que também existe quanto ao consumo de creatina, é o risco de doenças renais, porém para pessoas saudáveis, não há problemas desde que respeitando as dosagens recomendadas. No organismo a creatina é transformada em creatinina, um marcador de doenças renais, mas esse aumento não significa problemas nos rins.
Além disso, os efeitos da creatina são seguros e já estão bem documentados em diversos estudos.
Além dos benefícios para atividade física, a creatina possui potencial efeito antioxidante e pode ajudar a prevenir a perda de massa magra em idosos, dentre outros benefícios.
Nutricionista: Carol Favaron
Revisado por: Marília Maciel