Você sabe como escolher uma academia de forma eficiente? O verão é a época que todo mundo dar maior atenção aos corpos expostos em piscinas e praias. Também é a época onde muitos largam o sedentarismo e se matriculam em uma academia.
No entanto, se você pensa que academia é tudo igual, saiba que pode estar perdendo dinheiro. Mas não se preocupe porque eu escrevi esse artigo justamente para isso.
Como escolher uma academia
Por mais que hoje a maior dificuldade em treinar em uma academia seja o tempo, o mercado de musculação cresceu tanto que certas academias andam cobrando preços exagerados impedindo que muita gente possa treinar.
O essencial é que a academia encaixe no seu estilo de vida, seja em horário, distância, valor, condições e outras coisas.
Itens básicos numa academia
Hoje em dia existem diversas academias cheias de novidades e recursos. Se você pensa que todas são iguais está cometendo um grande engano, que, além de perder dinheiro, pode prejudicar seus resultados.
A primeira coisa que você precisa estar ciente é dos diversos itens de luxo sem necessidade que só servem para encarecer a mensalidade. E quanto mais cara for, menos dinheiro você terá para dieta, suplementação e até mesmo personal trainer particular.
Então, como escolher uma academia?
Antes de matricular, peça a recepcionista para conhecer academia antes, de preferência em horário vazio. Observe todos os detalhes imaginando como essa academia ficará em horário de pico para concluir se a quantidade de equipamentos e itens serão suficientes. Nessa visita você vai avaliar:
Máquinas repetidas
É a primeira coisa que eu penso em uma academia e já dá para concluir se ela suporta um horário de pico.
É preciso no mínimo 2 máquinas de cada para suportar um horário com muita gente. Se a academia não tiver isso, é melhor evitar os horários cheios ou terá que fazer uma fila para treinar.
Quantidade de barras, halteres, anilhas e bancos
Aqui vale a máxima: “Quanto mais melhor.”
Você não quer esperar outra pessoa terminar o exercício ou revezar anilhas porque não tem o suficiente para todo mundo, certo?
Quantidade de colchonetes
Eu acredito que você não vai revezar um colchonete, certo? Então, é recomendável que tenha colchonetes para todo mundo.
Quantidade de espelhos
Os espelhos da academia existem para uma função importante, bem diferente do que ficar se admirando: acompanhar sua execução.
É através desses espelhos que você observa o movimento do seu próprio exercício. Então, quanto mais melhor.
Distância
A academia ela precisa ser perto da sua casa, do seu trabalho ou faculdade, de acordo com sua rotina, evitando perder tempo de deslocamento.
Preço
Evite escolher por preço. Uma academia cara não significa de boa qualidade. Eu já vi diversas academias baratas com estrutura muito melhor, e outras que não tem foco em musculação, mas forçam uma venda casada de outras atividades.
Planos
A adesão a planos podem reduzir bem o preço da mensalidade. No entanto, faça planos de no máximo 6 meses e NUNCA planos anuais, mesmo que sejam muito mais em conta.
Por quê?
É simples. Durante 1 ano muita coisa pode acontecer: mudança de emprego, bairro, cidade, recuperação de doenças e até mesmo uma rotina que não permita mais treinar. Eu, por exemplo, que já treino há 4 anos já passei por 6 academias diferentes o que não seria possível com planos anuais.
Opção de cancelamento
Mesmo que você ame musculação e não pense nunca em parar, você nunca sabe como será o dia de amanhã, seja seu emprego, cidade ou algum incidente que exija grande tempo de recuperação. Analise como funciona para cancelar, se existem multas e outras coisas.
Algumas academias permitem até trancar sua matrícula por algum período.
Horário de funcionamento
O essencial para você considerar é escolher uma academia que funcione em feriados, mesmo que metade do dia, para não prejudicar seus treinos ao longo do ano. Algumas academias podem até fornecer horários econômicos que dependendo da sua rotina podem encaixar muito bem.