Quando você entra no mundo da musculação você fica perdido no meio de tantos termos estranhos.
E quando você pesquisa na internet sobre eles acaba se confundindo mais ainda com vários termos técnicos.
Chega de sofrer com isso. Leia o glossário de musculação e entenda cada termo de forma bem simples sem complicação.
Como Ler o Glossário de Musculação
Esse glossário está dividido em ordem alfabética dividido por letras. Cada palavra tem links que você pode saber mais.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
A
Abs: abreviação para os abdominais, isto é, os músculos do abdômen.
ADE: ou Synthol, são as vitaminas A, D e E de forma injetável para uso veterinário. Algumas pessoas com problemas psicológicos podem injetar em certas partes do corpo para causar um inchaço localizado, entretanto, causando diversos problemas ao corpo.
AES: sigla para Anabolizantes Esteroides.
Agonista: é o músculo principal de um exercício. Exemplos:
- Peito no supino, crucifixo…;
- Bíceps na rosca direta;
Albumina: suplemento de proteína em pó da clara de ovo desidratada. É muito usado por praticidade e o baixo custo, entretanto pode causar flatulências (gases).
Amplitude de movimento: É o movimento de um ponto a outro em um exercício.
Amplitude máxima: É a busca da maior contração das fibras musculares com a maior amplitude que o exercício e sua flexibilidade permite. É algo individual de cada um e não existe regra.
Antagonista: é o músculo no lado oposto. Quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente de forma passiva. Exemplos:
- Peito e costas;
- Bíceps e tríceps;
- Quadríceps e Isquiotibiais (posteriores);
Apevitin: é um estimulante de apetite e ganho de peso om fórmula parecida com a do Cobavital, porém com adição de vitamina B1, B2, B6 e C.
Aromatase: é uma enzima que estimula a produção de estrogênio, ou seja, hormônio feminino, tanto na mulher como no homem.
Assimetria: quando um músculo de um lado do corpo é maior ou menor do que o do outro lado. A maior solução vem da correção de problemas de postura e também de exercícios com halteres.
B
Barbell: Barra em inglês.
BCAA: É um suplemento que combina 3 aminoácidos, L-leucina, L-valina e L-isoleucina, em uma certa proporção, geralmente 2:1:1 (2 vezes mais L-leucina) que promete aumento da síntese de proteínas, redução do catabolismo e ajudar na recuperação muscular.
Entretanto, é um dos maiores suplementos com marketing em cima porque:
- Tem baixo custo-benefício por ser caro e exigir grandes doses (acima de 15 cápsulas) para realmente causar alguma diferença.
- A maioria dos alimentos com proteína já contém boas quantidades de BCAA, sendo 1,1g em 1 ovo, 5,5g em 100g de peito de frango e 3,6g em 100g de amendoim.
- Um simples aumento da síntese proteica não é garantia de maiores ganhos de músculos.
- Uma refeição pré-treino já evita o catabolismo;
A única aplicação efetiva do BCAA é na suplementação de pessoas que queiram treinar em jejum.
BF: sigla para Body Fat, ou seja, Gordura Corporal.
Bodybuilding: termo em inglês que significa fisiculturismo, porém, é muito falado no Brasil.
Buclina: é um estimulante de apetite e ganho de peso baseado no composto dicloridrato de buclizina.
Bulking: É uma fase da musculação onde se busca o ganho de peso, principalmente de massa muscular, através de uma dieta, comendo mais calorias do que você gasta (Gasto Calórico Diário).
Bulking limpo: é a dieta da fase bulking focada em ganhar massa muscular com alimentos naturais para evitar ganho de gordura e retenção de líquidos. As pessoas do tipo físico ectomorfo tem uma grande vantagem com essa dieta onde conseguem ganhar massa muscular sem perder a definição.
Bulking sujo: é a dieta da fase bulking onde não se preocupa com a qualidade dos alimentos, ganho de gordura e retenção de líquidos.
C
Cadência: É a velocidade do movimento na fase excêntrica e concêntrica, ou seja, o tempo que você leva para fazer cada repetição em suas fases. É através da cadência que você deixa seu músculo em um maior tempo de tensão possível.
Exemplo: cadência 4010, o número 4 significa os segundos para fase excêntrica, o número 0 significa a transição nessas fases e o número 1 significa os segundos na fase concêntrica.
Calistenia: é a prática de exercícios físicos usando o próprio peso do corpo, como flexões, barras, agachamentos, avanços, pranchas, etc. Alguns usuários avançados podem usar coletes ou mochilas com peso quando buscam ganhar mais massa muscular.
Carga: É a resistência oferecida para contração do seu músculo. Ela pode ser pesos em anilhas, placas, polias, contrapesos, etc. Abandone a cultura do “mais peso” e pare de treinar o ego. Sempre dê importância máxima a qualidade da execução, sem roubar com o corpo. Lembro o excesso de carga pode levar a uma má execução e, por conseqüência, levar a lesões.
Carnabol: é um estimulante de apetite e ganho de peso com efeito colateral de sono reduzido baseado em:
- cloridrato de carnitina
- vitamina B1, B2, B6, B12
- cloridrato de buclizina
- cafeína
- coenzima da vitamina B3
- aminoácido L-lisina.
Catabolismo muscular: é o processo onde seu corpo usa sua massa muscular como energia. Geralmente acontece em períodos de jejum ou durante exercício físico sem uma boa refeição pré-treino.
Ciclo: termo usado por usuários de anabolizantes esteróides que define o intervalo de uso de uma ou mais drogas de acordo com o tipo, baseado no tempo que ela leva para entrar e sair do corpo.
Cobavital: é uma vitamina estimulante de apetite baseada em um anti-alérgico que aumenta a fome e na coenzima da vitamina B12 que auxilia no ganho de peso atuando na síntese de proteínas. Seu principal efeito colateral é o sono nos primeiros dias.
Cortisol: é um hormônio que regula os níveis de energia do seu corpo, queimando gordura quando necessário e, quando o corpo está em estresse, convertendo proteína dos músculos em energia.
Creatina: é um suplemento do aminoácido creatina, formado glicina, arginina e metionina. A função é aumentar explosão muscular, força e desempenho nos treinos de musculação promovendo mais combustível aos músculos e mais hidratação nas células musculares.
Cutting: é fase da musculação onde se faz uma dieta, geralmente aliada com aeróbico, para exibir os músculos que você ganhou na fase de bulking, através da queima de gordura e eliminação de líquidos retidos debaixo da pele. Nessa dieta você ingere menos calorias do que gasta. Vale ressaltar que para se definir o corpo é necessário ter massa muscular desenvolvida e a dieta cutting não é para emagrecimento comum.
D
Dextrose: é um suplemento de carboidrato simplesde alto índice glicêmico. Ele é extraído do amido de milho. A dextrose é usada pela praticidade de ser em pó e também durante a refeição pós-treino para causar um aumento da insulina no sangue, repondo energia e nutrindo os músculos mais rápidos.
Dia do lixo: É um dia onde você sairia da dieta. É um termo que sofre muita má interpretação. O dia do lixo é usado de duas formas.
A primeira, é na aplicação psicológica porque algumas pessoas ficam estressadas e com emocional abalado quando estão em dietas. Elas precisam de uma válvula de escape para relaxar, um conforto psicológico que vem de alimentos prazerosos que ela abriu mão.
A segunda aplicação é fisiológica, no caso de dietas cutting que que visam queima de gordura para mostrar para seu corpo que você não está numa restrição de sobrevivência e o hormônio leptina volta a ser produzido para queimar gordura. Entretanto, não significa comer porcarias e alimentos industrializados, mas sim aumentar a quantidade dos alimentos.
Diurético: são drogas, ervas ou alimentos que removem a retenção de água do corpo.
Dumbbell: Haltere em português.
E
ECA: é a combinação mais poderosa que existe para queima de gordura nos dias de hoje feita de Efedrina, Cafeína, Aspirina, entretanto, maléfica ao corpo.
Ectomorfo: é um dos 3 tipos físicos. Ele tem metabolismo acelerado que dificulta ganhar peso, facilidade em perder peso em períodos de jejum, estrutura óssea longa e fina, facilidade em definição muscular, baixa quantidade de testosterona, alta sensibilidade à insulina e falta de apetite.
Efedrina: é uma droga controlada que imita os efeitos da adrenalina, atuando como termogênico, acelerando o metabolismo e ajudando na queima de gordura. Entretanto, possui diversos efeitos colaterais maléficos ao seu corpo.
Efeito nocebo: é um efeito psicológico de expectativa que causa reações maléficas ao seu corpo por você acreditar que certa coisa, como um remédio, faz mal ao seu corpo. Por exemplo, quando uma pessoa lê a bula de um remédio e passa a sentir os efeitos colaterais descritos nela.
Efeito placebo: é um efeito psicológico da sua crença sobre alguma coisa que, por consequência, causa os efeitos que você espera.
Por exemplo, os médicos entregam falso-medicamentos, como pílulas de farinha, e o paciente melhora por acreditar nos efeitos.
Esse efeito já foi provado cientificamente e é tão forte que pode até te curar de doenças.
Atualmente, a indústria dos suplementos usa muito do marketing aliado ao efeito placebo para vender suplementos sem comprovação científica e criar clientes defensores de produtos.
Endomorfo: é um dos 3 tipos físicos. Ele é naturalmente mais gordo, tem metabolismo lento, estrutura óssea larga, facilidade em ganhar gordura, dificuldade em definir, facilidade em ganhar força, sensibilidade à carboidratos, maior resistência à insulina, maior sensibilidade ao hormônio estrogênio e hipotiroidismo.
Enzicoba: é um estimulante para ganho de peso com apenas a coenzima da vitamina B12. Ele não aumenta a fome, nem causa sono, mas aumenta a síntese de proteínas.
Esteróides anabolizantes: são hormônios sintéticos geralmente derivados da testosterona, que são tomados por via oral ou injetável. Apesar de possuir muitos efeitos colaterais, os anabolizantes são muito usados por atletas fisiculturistas profissionais que tem um acompanhamento de médico endocrinologista. Entretanto, seu uso indiscriminado cresceu nos últimos anos.
Estrogênio: é o hormônio sexual feminino responsável pela textura da pele, distribuição de gordura nos glúteos e seios, alargamento de quadril, desenvolvimento da vagina e útero.
A diminuição de estrogênios faz com que o comportamento feminino fique mais “masculino” e a mulher se sente depressiva, com medo, apreensiva, irritada, insegura e pessimista.
Execução: É a forma como deve ser feita o movimento do exercício. Ela envolve a posição do corpo, a posição inicial e final do movimento, ângulo, velocidade (ou cadência) e amplitude. Ela é a responsável por lesões, não a carga.
Exercício em máquina: São realizados com apoio de máquinas de movimento onde você só precisa se preocupar com o movimento, sem necessidade de coordenação e estabilização.
Ele permite uso de maior carga e facilidade na execução sendo muito usado para auxiliar recuperação de lesões ou aplicar técnicas de intensidade.
Porém, ele recruta menos músculos, além de desenvolver uma força não funcional, isto é, aquela força que não te ajuda para outros esportes e atividades do dia a dia.
Exercício livre: é feito de forma livre com barras, halteres ou outras resistências.
Ele tem maior ativação de músculos, agonistas e estabilizadores, além de melhorar o desempenho do seu corpo para tarefas esportivas e do dia a dia.
Esqueça o mito de que são exercícios para avançados. Iniciantes também podem treinar começando com uma carga baixa para desenvolver coordenação e consciência corporal.
Exercício: É o movimento que você faz visando trabalhar um ou mais músculos. Pode ter vários nomes, tanto o técnico como o popular nas academias.
Exercícios compostos ou multiarticulares: são exercícios que recrutam músculos sinergistas e estabilizadores, além do músculo agonista (o alvo do exercício). Eles geram maiores ganhos de massa muscular e liberação do hormônio testosterona pelo seu corpo.
As pessoas com metabolismo acelerado tem melhores resultados quando baseiam o treinam neles.
Exemplos: agachamento livre, levantamento terra, supino, pullover, barra fixa, paralelas, stiff, avanço e remada livre.
F
Falha absoluta: seria o estado onde você exauriu o músculo por completo em todas as fases.Se você realmente atingir a falha absoluta não faria vários exercícios nem mesmo mais de 1 série sendo necessário fazer treinos curto estilo Heavy Duty. Esse tipo de falha é recomendado apenas para quem faz uso de anabolizantes esteróides porque eles tem uma recuperação muito maior do que praticantes naturais.
Falha concêntrica ou neuromuscular: É quando você atinge um ponto na execução do exercício onde não consegue mais contrair seu músculo.
Ela também é chamada de neuromuscular porque o seu cérebro simplesmente “desliga” seu músculo para evitar lesões, ou seja, essa não é uma verdadeira falha do músculo.
Seus braços travam, mas você sente que não foi o músculo. É como se as articulações/tendões ou algo do tipo gritassem “CHEGA!”.
O sintoma é justamente esse onde você sente que a articulação não movimenta, mas o músculo ainda tem combustível.
Falha estática ou isométrica: Um parceiro te ajuda a levantar a barra até o ponto de isometria do exercício, por exemplo, seus braços 90° na rosca direta, e você tenta manter a barra naquele ponto, evitando que ela desça.
Quando você não conseguir manter mais a barra estática você atingiu a falha estática.
Falha excêntrica: É quando seus músculos não conseguem mais controlar a fase excêntrica do movimento, como a descida de um peso.
Ela é atingida depois dafalha concêntrica com um parceiro de treino que ajuda a realizar mais repetições no exercício levantando a barra na fase concêntrica e você simplesmente controla a fase excêntrica (negativa).
Quando a barra descer sem controle como se estivesse sendo solta no chão, você atingiu a falha excêntrica.
Quem não tem parceiro de treino e sabe que não atingirá essa falha justificando muito descanso, basta escolher treinos com maior frequencia como, por exemplo,AB2x, ABA-BAB e FullBody.
Falha muscular: É o ponto que você atinge numa série onde seu músculo está tão fadigado que não faz nenhuma repetição mais. A maioria das pessoas não atinge e as que pensam atingir, chegam somente a uma das 4 falhas existentes.
Falso-magro: é um estado de um ectomorfo que tem pouca massa muscular e por isso aparenta um corpo sem forma, geralmente com barriga. O primeiro passo para resolver o problema do falso-magro é uma dieta de bulking limpo para ganhar massa muscular junto com o exercício stomach vacum para evitar a dilatação do estômago e aumento da barriga.
Fase concêntrica ou positiva: é onde acontece o encurtamento do músculo para realizar força e levantar a carga.
É necessário ter massa muscular previamente e uma dieta definida onde você come menos calorias do que gasta. Vale ressaltar que não existe treino de definição, queima de gordura localizada e exercícios isoladores não ajudam emagrecer ou definir.
Fase excêntrica ou negativa: é onde acontece o alongamento do músculo sob tensão para controlar o movimento. Essa é a fase que aumenta a hipertrofia muscular.
Fase isométrica: onde o músculo fica ativado fazendo força sem movimento.
Fases do movimento: o movimento de um exercício é dividido em 3 fases:
- concêntrica (positiva);
- excêntrica (negativa);
- isométrica;
G
Gasto Calórico Diário: é a quantidade de calorias que você precisa ingerir para manter o peso de acordo com seu nível de atividade e taxa de metabolismo basal.
Glicogênio: é a glicose (açúcar) armazenada no músculo e fígado, de forma limitada (300 a 400 gramas). É a preferência do corpo por ser uma fonte de energia rápida de fácil. Vale ressaltar que ectomorfos armazenam menos e por isso tem uma tendência maior ao catabolismo.
Glucagon: É um hormônio liberado pelo seu corpo quando seu nível de glicose (açúcar) no sangue está abaixo de 70mg/l para liberar o açúcar que está armazenado nos músculos ou gordura acumulada para ser usada como energia. Ele também pode converter massa muscular em energia causando o catabolismo.
Gordura Corporal: é uma medida em porcentagem que relaciona sua massa corporal total com a quantidade de gordura. Exemplo: Se alguém tem uma BF de 15%, isso quer dizer que 15% é gordura.
GH (ou hGH): é o hormônio do crescimento. É usada por fisiculturistas junto com anabolizantes para superar o limite genético e atingir corpos enormes.
Glutamina: é um suplemento do aminoácido composto glutamina, formado pelo ácido glutâmico, valina e isoleucina que melhora seu sistema imunológico aumentando sua resistência a doenças. Não existem comprovações científicas das outas promessas feitas com a glutamina.
H
Hidratos de carbono: o nome científico para carboidrato.
HIIT: sigla para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. É um tipo de aeróbico que é feito se alternando intervalos de alta intensidade com baixa intensidade, que causa apenas perda de gordura sem causar perda de massa muscular.
Hipercalórico: é um suplemento rico em calorias com objetivo de ganho de peso para pessoas que não conseguem comer muito ou querem praticidade. Sempre leia os rótulos porque vários contém proteínas baratas de baixa qualidade. É possível fazer uma versão de hipercalórico caseiro. Vale ressaltar que esse suplemento é rico em carboidratos e tem pouca proteína, não sendo indicado para a refeição pré-treino e pós-treino.
Hiperglicemia: é o aumento do nível de glicose no sangue, geralmente acima de 200 mg/dL causando dor de cabeça, perda de peso, visão embaçada e outros problemas.
Hipoglicemia: é a queda dos níveis de glicose no seu sangue abaixo dos 70 mg/dl. Os sintomas podem ser mais leves como visão turva, fadiga, dor de cabeça ou mais evidentes como desmaio.
I
IG: sigla para Índice Glicêmico.
Índice Glicêmico: é a velocidade em que o carboidrato é digerido e vai para seu sangue como glicose. Um carboidrato pode ser de alto, médio e baixo índice glicêmico.
Insulina: É um hormônio liberado pelo seu pâncreas quando seu nível de glicose (açúcar) no sangue está acima de 110mg/l para “limpar” o excesso guardando ele nos seus músculos ou como gordura.
Intensidade: É o grau de esforço que você aplica no músculo.
Intervalo de descanso: É o tempo que você descansa. O intervalo de descanso pode ser:
- Entre as séries: definido em segundos ou minutos;
- Entre os exercícios: definido em segundos ou minutos;
- Entre os treinos: definido em horas ou dias;
Isoladores/monoarticulares: São exercícios que tem pouco ou nenhum músculo sinergista atuando.
Eles são muito usados para corrigir assimetria (um lado maior do que o outro), modelar partes deficientes do músculo e aplicar técnicas de intensidade para chegar a falha muscular.
Exemplos: rosca direta, tríceps francês, elevação lateral, rosca de punho, mesa flexora, glúteo quatro apoios, elevação plantar de panturrilha entre outros.
J
Jejum: período onde você fica sem comer nenhum alimento.
L
Leptina: é um hormônio que controla o apetite, o acúmulo e eliminação de gordura.
Lipídios: o nome científico para gorduras.
Low carb: é uma dieta que reduz a quantidade de carboidratos e aumenta a ingestão de proteínas e gorduras usada para emagrecimento. Não é recomendada para pessoas com metabolismo acelerado.
M
Macronutrientes: são os carboidratos, proteínas e gorduras, ou seja, nutrientes que o seu corpo precisa em maiores para usar como fonte de energia, além de desempenharem muitas outras funções vitais, como produção de hormônios e manutenção das células.
Malto: abreviação comum para o suplemento maltodextrina.
Maltodextrina: é um suplemento de carboidrato complexo em pó derivado de amido, normalmente milho, mas pode ser mandioca, batata e outros. A maltodextrina é usada pela praticidade de ser em pó e também durante a refeição pós-treino para causar um aumento da insulina no sangue, repondo energia e nutrindo os músculos mais rápidos.
Massa: é o como suplemento hipercalórico é vulgarmente conhecido por causa dos rótulos “Mass”.
Mesomorfo: é um dos 3 tipos físicos. Ele tem grande quantidade de testosterona naturalmente, ou estrogênio equilibrado no caso das mulheres, o que facilita o ganho de massa muscular, possui estrutura óssea ideal e facilidade para perder gordura numa dieta.
Metabolismo basal: é a quantidade diária de calorias que o seu corpo requer para manter o seu peso atual. É uma taxa que é afetada por diversas variáveis sendo gênero, idade, altura e peso as mais importantes, mas porcentagem de gordura corporal, dieta e exercícios físicos também desempenham papel importante.
Micronutrientes: são as vitaminas, minerais e fitoquímicos, ou seja, nutrientes responsáveis pela produção de enzimas, hormônios e outras substâncias que regulam seu metabolismo. Eles são necessários em quantidades muito pequenas, mas a falta deles pode causar doenças e o excesso intoxicação.
Mr. Olympia: é uma competição internacional de culturismo criada por Joe Weider. A primeira edição realizou-se a 18 de setembro de 1965 em Nova Iorque.
Músculos estabilizadores: São músculos que estabilizam o corpo e evitam lesões, compreendendo o abdômen, quadríceps, glúteos, lombar e panturrilha. Os exercícios em máquinas geralmente não recrutam esses músculos
N
No Pain, No Gain: é frase em inglês que significa “Sem Dor, Sem ganhos” muito usada na musculação como frase motivacional.
O
Overtraining: é quando você estressa seu corpo demais sem dar um tempo de recuperação ideal.
O cansaço, a falta de ânimo e concentração são sintomas de um corpo estressado. Além do treino, a falta de dieta, descanso e periodização corretos também são responsáveis por isso.
P
Pegada pronada: é o movimento de rotação do antebraço onde sua palma da mão fica virada para baixo ou para a frente.
Pegada supinada: é o movimento de rotação do antebraço onde sua palma da mão fica virada para cima ou para você.
Pré-hormonal: são suplementos que prometem aumento natural dos seus hormônios ajudando aumentar massa muscular sem efeitos colaterais. Eles são bem populares, apesar da maioria não ter comprovação científica se basearem em efeito placebo (psicológico). Aqui se enquadra ZMA, tribulus, HGH, entre outros.
Pró-hormonal: são suplementos ilegais porque são praticamente anabolizantes esteroides em potes de suplemento. Apesar da estrutura química diferente, ao entrar no seu corpo para ser metabolizada acaba sobrando a mesma estrutura de um anabolizante com muito mais efeitos colaterais do que “benefícios”.
Progesterona: é o hormônio sexual feminino produzido durante a gravidez.
Pump: é a sensação de inchaço no músculo, causada pela irrigação de sangue no grupo muscular quando se está treinando.
R
Repetições: é a quantidade de vezes que você repete o movimento do exercício. Não defina repetições fixas, mas sim intervalos.
Mantenha um intervalo de 8 a 12 repetições por série fazendo a execução até o máximo do esforço. Se tender a fazer menos que isso, então diminua a carga; se você tender a fazer mais de 12 repetições, então aumente a carga.
Resistência à insulina: é uma condição que antecede à diabetes onde seus músculos são menos receptivos à insulina o que força seu pâncreas a liberar grandes quantidades de insulina para vencer essa resistência.
Ela é causada por muita ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico (simples e/ou refinados) ao longo do dia causando muitos ocorrem picos de insulina no seu sangue.
Retenção de líquido: é um acúmulo anormal de líquidos debaixo da pele.
S
Série: é o grupo de repetições de um exercício de forma contínua.
Exemplo 3×8 = 3 grupos de 8 repetições
Shake: é uma refeição líquida, comumente chamada de vitamina, feita geralmente com frutas batidas no liquidificador.
Sinergistas: são aqueles músculos treinados indiretamente junto com os músculos alvo, isto é, são músculos que são exigidos indiretamente em alguns exercícios.
Eles ajudam o músculo principal estabilizando articulações, por exemplo:
- ao treinar peito, você treina tríceps e ombro;
- ao treinar costas, o bíceps e o trapézio são os sinergistas;
- ao treinar pernas, a panturrilha é a sinergista.
Stomach vacum: ou vácuo de estômago em português é uma técnica para exercitar o transverso do abdômen, um músculo interno, ajudando diminuir dilatação do estômago e inchaços, principalmente por comer muito.
Synthol: é um óleo de “inchaço localizado’, composto por gorduras que se acumulam no tecido muscular onde se injeta o óleo. Após a aplicação, os músculos aumentam de tamanho, criando a ilusão de um músculo maior, porém, ele causa diversos malefícios como infecções e necrose (morte) do músculo.
T
Tempo sob tensão: é o tempo que seu músculo fica contraído sem nenhum relaxamento ou descanso (como articulação travada, peso no chão, etc.). Quanto maior a cadência da execução, maior será o tempo sob tensão e maior tenderá ser a hipertrofia muscular, mas cuidado com exageros.
Termogênico: é um suplemento que acelera o metabolismo, aumenta o gasto de energia e a queima de gorduras. São muito baseados em cafeína, taurina e outros compostos.
Testosterona: é o hormônio sexual masculino responsável pelo desenvolvimento de massa muscular, força,queima de gordura, alargamento dos ombros, crescimento de pelos e outras características.
Tirosina: é um aminoácido que tem o papel mais importante na formação de dopamina e noradrenalina.
Tonificação muscular: é quando o músculo fica mais duro, forte, sem flacidez, porém sem volume. Evite confundir com definição muscular.
TPC: é uma sigla que significa terapia pós-ciclo. Ela é comum entre usuários de anabolizantes esteróides feito após o término do uso dessas drogas visando estimular a produção natural dos hormônios e redução dos efeitos colaterais.
Treino: É o conjunto de:
- Exercícios (quantidade, sequência, amplitude…);
- Repetições (números, cadência…);
- Séries;
- Carga;
- Intervalos de descanso;
- E outras variáveis;
Tribulus: é um suplemento produzido do extrato da planta tribulus terrestris da Índia que promete:
- Aumento da produção de testosterona natural;
- Aumento do impulso sexual para homens e mulheres;
- Aumento da força e massa muscular;
- Redução da frigidez sexual em mulheres;
- Aumento da quantidade e a mobilidade de espermatozóides ajudando na fertilidade.
Diversas pesquisas científicas mostra que o tribulus só causa efeito placebo para pessoas que acreditam que terão esses efeitos. Não há comprovação de ganho de massa muscular e força.
Triptofano: é um aminoácido que tem o papel mais importante na formação de serotonina, o neurotransmissor calmante. Para acelerar sua absorção é necessária a glicose, ou seja, a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, principalmente de alto índice glicêmico.
U
Undertraining: é quando você treina de forma que não desafia seu músculo a desenvolver, ou seja, menos do que deveria.
É muito comum em mulheres que não são estimuladas a treinar intenso na academia ou tem medo de ficarem masculinizadas por isso.
Os principais causadores do undertraining são:
- Usar carga de treino insuficiente;
- Ir na academia todo dia, mas não treinarde forma correta;
- Dar pouco estímulo no treino;
- Não fazer nenhuma falha muscular, nem mesmo a falha concêntrica.
V
Vigorexia: é um transtorno psicológico de uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, levando-os a pensarem que estão fracos mesmo em ótima forma física. Esse transtorno geralmente leva ao uso de anabolizantes esteróides.
VO2 máximo: é a quantidade máxima de oxigênio que o corpo consegue absorver do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos e usar na produção de energia.
Volume: é usado para falar da “quantidade” do treino, ou seja, número de séries, repetições, exercícios, duração… Uma pessoa com metabolismo acelerado tem melhores resultados com treinos de pouco volume e maior intensidade.
W
Wazy Maize: é um suplemento de carboidrato em pó extraído do amido de milho ceroso, cultivado nos EUA.Há muito marketing mostrando que ele é superior a outras opções, porém pesquisas científicas mostram que ele tem as mesmas propriedades que o amido de milho, a famosa maisena.
Whey protein: é um suplemento da proteína em pó do soro do leite usada por praticidade.
Entretanto, o marketing feito em cima desse suplemento visa mostrar vantagens em relação aos alimentos naturais ricos em proteína.
Z
ZMA: O ZMA é um suplemento que combina uma fórmula de Zinco, Magnésio e Vitamina B6 que promete aumente natural dos níveis do hormônio testosterona e massa muscular. Porém, diversas pesquisas científicas mostram que o ZMA não cumpre os efeitos prometidos (ganho de massa muscular) sendo mais um efeito placebo (psicológico).
Tem algum termo que não encontrou? Comente abaixo.