• jimi zap

    Me convenceu na escrita.
    Uma dica.
    A Maçã na pratica do ciclismo funciona e bem.

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Rosemberg Fernandes

    Gostei! Muito bom. Já tinha feito esta análise custo/benefício do BCAA. Um pote com 120 cápsulas, por exemplo, pra mim, só dá pra dez dias. Sai caro! Principalmente porque como carnes no almoço e jantar. Além de outras fontes na alimentação.

  • Vinicius Ferreira

    Prezado autor, você poderia descrever um pouco mais sobre seus conhecimentos técnicos e científicos para assim então, não aceitar discussões contrárias ao seu pensamento. Você deve ser formado em medicina e mestrado em endocrinologia, ou então é formado em nutrição… não, espera! Me diga que é ao menos um educador físico!
    Ah, me poupa né?!

    Nesse site não vejo nada além de uma propagandinha barata para vender uma poção mágica para os ditos “ectomorfos” conseguirem um ganho que, com uma boa alimentação e orientação de PROFISSIONAIS possam conseguir.
    Só vim parar nesse antro, depois de pesquisar alguma coisa sobre BCAA… daí encontro esse monte de asneiras escritas por um, sabe-se lá o que, que se preocupou em traduzir meia-dúzia de artigos estrangeiros e colocou outras meia-dúzias de receitas mirabolantes para os desavisados.
    E ainda fica nessa de que a indústria de suplementos engana e extorque os consumidores, quem faz esse papel é você, que “no rodapé” coloca um Vença Seu Metabolismo AGORA – Quero Saber Mais –>
    Aos que me leem, não se iludam com o que aqui está escrito… Ele escreve e traduz muito bem mas no final, ele vai te empurrar a “poção mágica”.

    Mas uma coisa eu tenho que me render… bela sacada essa sua lojinha!

    • Oi Vinicius.
      Primeiro, quem conhece o meu trabalho há 4 anos no blog sabe que não engano e iludo ninguém. Já ajudo muita gente há muito tempo e lancei até um desafio #MAIS10KG onde fiz diversas aulas grátis, mas poucos deram valor por ser gratuito.
      Quem busca ganhar peso e tem metabolismo acelerado hoje não tem tanta atenção já que a prioridade é o emagrecimento.

      Segundo, o curso foi lançado em dezembro e é algo recente. Ele não é fórmula mágica, mas e sim um guia passo a passo de INFORMAÇÃO com diferenças do tipo físico, como montar sua própria dieta, treino, escolher suplementos sem marketing e manter o peso. E dou uma garantia de 30 dias ou dinheiro de volta.

      Por fim, peço desculpas se o blog não atendeu suas expectativas.

      Abraços.

  • Fred Oliveira

    Perfeito, mas tentando exemplificar melhor o raciocínio, neste caso em especial a quantidade pode ser mais importante do que a qualidade (pensando em qualidade como a proteína de absorção mais rápida), o consumo de 2kg de albumina em um mês pode ser mais efetivo pra ganho de massa magra do que o consumo de 1kg de whey, considerando ambos com bons níveis de pureza e qualidade?

    • Terão a mesma eficiência Fred.

      Whey e albumina é para praticidade. É perfeitamente possível ficar sem eles se conseguir levar marmita com refeições, até mesmo na academia.

      E como eu disse, se o problema for o preço, a growth atende.

      Vale ressaltar que a albumina causa muitos gases e não é tão boa para pós-treino porque a absorção dela é mais lenta.
      Mas também, é melhor usar uma proteína lenta no pós do que ficar em jejum. Então use o que tem. Mas se quiser otimizar ao máximo, a albumina não é tão ideal.

      Vale ressaltar também que essa “absorção rápida” do whey protein é marketing. O Whey protein concentrado tem absorção média igual um peito de frango. Claro, é um pouco mais rápido por estar em forma líquida, mas não tão rápido como querem que você pensa.
      O único whey protein com absorção rápida é o Whey Protein Hidrolisado, que custa no mínimo R$200,00.

      Recomendo que leia esse artigo
      http://www.musculacaoectomorfo.com/10-maiores-mitos-da-nutricao-pos-treino

      E leia meu ebook também sobre Whey Protein
      http://musculacaoectomorfo.com/ebook

  • Fred Oliveira

    Baseado na importância da quantidade de proteína ser mais relevante que o tipo propriamente, seria correto afirmar que em termos de resultados visando hipertrofia consumir em 30 dias 2kg de albumina é mais efetivo do que consumir 1kg de whey no mesmo período?

    • Oi Fred.

      Então, em termos de uma dieta de hipertrofia muscular você precisa ingerir 2 gramas de proteína por kg corporal (140 gramas para quem em um peso de 70kg por exemplo).
      Não importa se essas proteínas são whey, albumina, peito de frango, ovo, grão de bico, lentilha, amendoim, etc. Você precisa alcançar essa quantidade de macronutrientes diários.

      E se quiser uma whey protein de bom preço, indico http://www.gsuplementos.com.br com whey protein concentrada de 75,00 à vista, com laudos aprovados.

  • joão barbosa

    Olá… Então estou passando por um período complicado. Estou fazendo regime, sempre fui sanfona (e sanfona mesmo já intercalei 15kg de sobe e desce em intervalos de 1 ano) e como cheguei aos 30 anos as dificuldades começaram. Foi me sugerido então, entrar na musculação juntamente com o regime para aumentar meu consumo corporal diário de calorias. conversei na academia e então entrei em um programa que faça os dois. Logo hoje eu faço um tipo de circuito que dá cerca de 1 hora e meia diária.

    Vou a academia 5 dias por semana e a redução de peso começou a acontecer mais lentamente, porém com alguns ganhos físicos significativos. A questão é que tive uma enorme mudança profissional e com isso minha alimentação ficou bem mais pobre devido ao tempo que tenho. E não demorou muito comecei a passar mal na academia e tive que começar a pegar mais leve. E então tive alguns retrocessos e principalmente ficando muito cansado. Ainda perco peso, mas a cada dia se torna mais difícil eu ter animo pra rotina de exercícios.

    O meu instrutor, me indicou começar a tomar BCAA, mas eu nunca me envolvi com esse lado de suplementação. E embora não fosse meu objetivo inicialmente, estava gostando de ver os resultados ainda que com a barriga aqui, aparecerem em outros membros.

    Neste caso, eu devo tomar a suplementação?

    • João Barbosa, primeiramente, eu aposto que você está passando mal na academia por não realizar uma boa refeição pré-treino antes, com carboidrato e proteína, como frango e batata doce. Se realizar não vai passar mal.

      Segundo, Os aeróbicos tradicionais causam muita perda de massa muscular.
      http://www.musculacaoectomorfo.com/diversos/erros-e-mitos/a-verdade-sobre-aerobios-e-emagrecimento

      Escolha um dos dois aeróbicos abaixo.
      Aeróbico HIIT: é feito no fim do treino e não gasta nem 10 minutos.
      http://www.musculacaoectomorfo.com/treino-2/queime-mais-gordura-em-menos-tempo-com-o-hiit
      Aeróbico em jejum. É feito separado do treino de musculação logo ao acordar.
      http://www.musculacaoectomorfo.com/treino-2/como-fazer-o-aerobico-em-jejum

      Exemplo de treino HIIT, com protocolo tabata (5minutos máximo)
      https://www.youtube.com/watch?v=esBCIe-am5U&list=FLFB_tifa0DzbLNVj4SXPdhA&index=1

      Outro exemplo de HIIT
      https://www.facebook.com/BigBrandonCarter/videos/10153410735471042/

      Terceiro, os BCAAs funcionam e são anabólicos. O problema dele é o péssimo custo-benefício. Um pote de BCAAs costuma oferecer em média 2 gramas de aminoácidos de cadeira ramificada por dose e uma dose eficiente é muito mais que isso. Outro problema é que em 170 gramas de frango você encontra 6,6 gramas de BCAAs, proporção parecida para várias outras proteínas. Por exemplo, um ovo já fornece 1,3g de aminoácidos

      • joão barbosa

        Interessante! Como eu lhe disse anteriormente, sim minha refeições pré-treino estão muito a quem do que deveriam estar… Mas percebi que esqueci de abordar uma coisa. O horário disponível que me restou é o almoço. Pelas manhãs estava com sérios problemas de manter a regularidade e então foi a solução que encontrei. Então uma hora antes ando comendo uma banana com iogurte que não necessita de uma cozinha aqui onde eu trabalho. Só que nem sempre anda dando conta.

        Eu vou conversar sobre finalizar o treino conforme um dos links que me mandou. HIT.

        Quanto ao Frango… De fato um file de 200g daria um kg por semana. A questão é só o tempo e regularidade pra prepara-lo. Com isso acho que se eu comprar de fato a BCAA e tomar nos dias em que não conseguir fazer uma alimentação proteica razoável, pode ser uma solução temporária até poder voltar a comer um pouco mais.

        Putz é muito difícil fazer esses equilíbrio entre redução de peso x catabolismo lol!

        Obrigado!

        • João, realmente não entendi porque você vê a necessidade de usar BCAA. Se quer praticidade ao invés de preparar um frango você usa uma proteína em pó, como whey protein, que já te fornece boas quantidades de BCAA. Não caia no marketing

          • joão barbosa

            Certo Verificarei a Whey então!

  • Eduardo Júnior

    Cara, mas se eu for usar no pós treino, visto que o bcaa vai direto pro sangue, não seria uma boa pra recuperar? Junto com malto e creatina. Whey tem digestão. BCAA não.

    • Vou citar aqui um texto do Dudu Haluch

      ‘Pouco importa a velocidade de absorção da proteína. Se você tem
      proteína de absorção lenta o tempo todo, então seu corpo vai estar
      continuamente usando a proteína de acordo com a necessidade dele.
      Você não precisa gastar dinheiro com proteínas hidrolisadas
      e isoladas, caseína e BCAA’s que não vão fazer nada de diferente. Você pode
      obter valor biológico, aumento de IGF-1 e imunidade com uma alimentação
      equilibrada, principalmente se for hipercalórica, com proteínas completas de
      alto valor biológico como carne, ovos e outros.
      Seu corpo não é fresco e só quer a proteína, não importa a origem. Desde que você diversifique sua alimentação de forma inteligente você pode ter todos os aminoácidos
      essenciais em uma alimentação balanceada inclusive com proteínas vegetais, no
      caso de alguns vegetarianos e veganos.
      Os suplementos não fazem mágica, é tudo uma questão de
      inteligência na manipulação da sua dieta. Não espere nada demais dos shakes do
      que você esperaria nos alimentos, pois eles são mais uma questão de praticidade.”

  • Aquiles

    Olá. faço uso de aproximadamente 10gr de bcaa por dia, 5gr antes e 5gr durante, cheguei a tomar 18 comprimidos de bcaa por dia (pra atingir essa dosagem), no caso desta dosagem, você acha interessante manter o uso? (o custo não me importa muito, tendo em vista que meu irmão viaja mensalmente pros EUA e trás suplementos de lá), Obrigado

    • Os BCAAs funcionam e são anabólicos. O problema dele é o péssimo custo-benefício. Um pote de BCAAs costuma oferecer em média 2 gramas de aminoácidos de cadeira ramificada por dose e uma dose eficiente é muito mais que isso. Outro problema é que em 170 gramas de frango você encontra 6,6 gramas de BCAAs, proporção parecida para várias outras proteínas. Por exemplo, um ovo já fornece 1,3g de aminoácidos.

      Sua dose deveria ser de 15~20g por dia. Opte por BCAA em pó para facilitar. Porém lembre-se que BCAA é um suplemento com poucas pesquisas científicas provando sua eficiência.

  • Patricia

    Gostaria de saber um pouco mais sobre o uso de BCAA após corrida, no caso para diminuir fadiga e estimular recuperação muscular.
    Não tomo BCAA separado, pois geralmente tomo whey mesmo (inclusive tenho a mesma opinião que a sua), mas acha que se ao invés de tomar o whey, tomar só o bcaa já seria o suficiente?
    Tem algum fundamento científico que fale algo sobre fadiga muscular?

    obrigada!

    • Os BCAAs funcionam e são anabólicos. O problema dele é o péssimo custo-benefício. Um pote de BCAAs costuma oferecer em média 2 gramas de aminoácidos de cadeira ramificada por dose e uma dose eficiente é muito mais que isso. Outro problema é que em 170 gramas de frango você encontra 6,6 gramas de BCAAs, proporção parecida para várias outras proteínas. Por exemplo, um ovo já fornece 1,3g de aminoácidos.

      Sobre fadiga muscular. O suplemento que procura é a glutamina.

  • Ana

    já treino a um bom tempo e não consigo desenvolver os músculos até agora ainda não usei nenhum suplemento,
    Gostaria de saber qual suplemento vc me recomenda,
    Peso 60kg e tenho 1,62mt.

  • mARCKOS

    Não vá tomar frasco todo meu caro… Qualquer suplemento dve se tomar junto com uma dieta especifica e com alimentação que balanceie toda falta de aminoacidos… se tomar 1..ou 2 gramas de BCAA o resto DEEEEV SER suprido com a alimentação correta!

    Sua opinião acima não ta errada… Mas deve seguir uma alimentação que tenha todos elementos de uma boa dieta!

    • A questão é que suplementar BCAA com essa dosagem baixa não compensa e não é eficiente para os resultados que você espera.

  • Fernando

    Parabéns pelos comentários. Estou pesquisando um BCAA pra eu tomar para ajudar na minha suplementação. Eu perco peso extremamente rápido.
    Você vai na loja de suplementos e sempre o “melhor” pra eles é o mais caro e tem que tomar muitos por dia pra torrar o seu dinheiro.

    Eu andei pesquisando e eu acredito que estes são ótimos BCAAs em termos de custo e beneficio.
    Você poderia me dizer se são e qual você indicaria para uso?
    BCAA Concentrado Nutrilatina – AGE
    BCAA Powder 12.000 (457g) – Ultimate Nutrition
    BCAA Fix Darkness (400caps) – IntegralMédica
    BCAA 5.0g Powder (400g) – Arnold Nutrition
    Amino BCAA Powder (300g) – IntegralMédica Body Size

    Muito obrigado pela atenção.

    • Não faço uso de BCAA. Mas…

      BCAA que já foram aprovados com laudos BCAA TOP 120 caps – Integral Medica BCAA powder 200g – Nutrilatina Age Superior

      BCAA reprovados BCAA Xtreme 100 caps – Xpharma Strong BCAA 300 caps – Fisio Nutry BCAA 8000 300 tabletes – Matrix Nutrition

      Na dúvida, sempre pegue os importados

    • Vitor Rocha

      E q quantidade de BCAA por dose?? Sempre utilizei o BCAA Stack da Universal ou BCAA da Dymatize, mas após ler o artigo e confirmar o que eu já imaginava não gastarei mais meu dinheiro com BCAA. A dieta balanceada supre esta “necessidade”.

  • Weyder Martins

    Muito bom.
    Recomendando em 3, 2, 1..

  • gomes

    bla,bla,bla !!! frango que não consegui ver resultado em sih próprio .rsrs

    • Cada um com sua opinião.

    • Márcio

      é o moderador do forum hipertrofia. De frango não tem nada. E não é só ele que diz isso, basta ter boa vontade e pesquisar.

  • Daniel

    muito bom! parabéns!!!

  • Sou pesquisador de biotecnologia em saúde e lhe parabenizo pela muito bem fundamentada argumentação. O mundo do fisiculturismo tem precisado urgentemente de algo assim.

    • Obrigado. Mas agradeça também ao Craw69 que foi o autor.

  • Luciano Pontes

    Muito esclarecedora e lógica! Como já sou um “Bom carnívoro”, vou adicionar a minha dieta diária 2 ou 3 ovos cozidos e sai o BCAA!

    • Boa. Se for suplementar, use L-leucina para aumentar a síntese de proteínas.

  • mia

    nossa adorei…..essa explicação….ja gastei tanto com bcaa…pra nada !! grata hein !!

    • A disposição.

      Use L-leucina, compensa mais.

  • Julio Pietorni

    Gostei do seu post, acho super válido.
    Estou querendo suplementar, estou me alimentando bem, fazendo 2g/kg. Acha válido tomar mais algum suplemento ou ao natural é melhor?

    Um abraço

    • Depende de há quanto tempo treina, se estagnou os resultados.
      Não suplemente sem uma dieta definida.

      Ectomorfos precisam investir em suplementação anticatabólica e multivitamínicos.
      Abridores de apetite também são interessantes.

      Creatina é excelente para depois de um tempo de experiência de treino, quando se já dominou as execuções dos exercícios.

  • jefferson bairon

    legal, comentário interessante!