Na parte 1, falei sobre o mito que as pessoas não deveriam aprender a agachar porque elas não precisam disso, ou que máquinas de leg press são um bom substituto. Claro, as máquinas podem vir a calhar e ter utilidade, especialmente em reabilitação, mas as habilidades ganhadas do agachamento não podem ser comparadas com uma máquina. Nessa parte 2, vou falar o que o agachamento faz para você.
Em primeiro lugar, o agachamento melhora sua força. Os principais músculos exigidos no agachamento são as coxas, quadris e nádegas. No entanto, muitos outros músculos estão envolvidos como estabilizadores e ajudantes. Os músculos das costas devem manter a coluna na posição correta, empurrando o peito para fora e retraindo as omoplatas, segurando com força o arco na parte inferior das costas. Os músculos das panturrilhas e os pés devem fornecer uma base. Os músculos do tronco, como os abdominais e oblíquos, bem como os músculos internos, devem ajudar a fornecer uma sustentação. É realmente um exercício de corpo inteiro. Agachar aumenta a força para atividades como ciclismo, corrida e salto, e também atividades diárias..
Segundo, o agachamento aumenta seu equilíbrio. Descer com uma carga de peso, sem cair, desafia seu corpo de um jeito único. Com a prática, seu equilíbrio aumenta. Isso é útil não só para os povos que competem em esportes que exigem bom equilíbrio, mas também para pessoas idosas onde o equilíbrio diminui com a idade.
Terceiro, o agachamento aumenta sua resistência e fôlego. Você pode notar que depois de uma série de agachamentos, você está ofegante… ummm… sem brincadeiras. O agachamento aumenta sua capacidade de tolerar a este tipo de carga de trabalho. Com o protocolo de treinamento adequado, o agachamento também vai melhorar sua força-resistência, o que é ótimo para pessoas competirem em esportes de resistência. Descobriram que atividades de resistência dificultam o desempenho de agachar, mas não o contrário. Então, isso significa que as atividades de resistência como maratonas são contra indicados para atletas, como levantadores de peso (powerlifters) que precisam exercer força máxima no agachamento, mas o inverso não é verdadeiro. O agachamento não é contra indicado para atletas de resistência, e pode, de fato, ajudar a melhorar o desempenho de resistência.
Quarto, o agachamento pode melhorar sua mobilidade funcional e flexibilidade ativa. Ou seja, pode aumentar sua amplitude de movimento. Muitas pessoas quando começam fazer agachamento acham difícil atingir profundidade. Isso é normal e com alongamento correto pode ser facilmente superado. Mas o agachamento em si pode ser um alongamento ativo! O simples ato de agachar até a profundidade completa alonga e mantém uma maior amplitude do movimento.
Finalmente, usar o agachamento para desenvolver todas essas habilidades tem várias aplicações práticas na rotina diária: pegar uma criança, pacotes de alimento, podar o jardim, levantar-se de uma cadeira, melhorar a mobilidade em geral, etc.
Fonte:
Artigo original: http://www.prowriststraps.com/squat_squats
Traduzido por Matthaeus