Ao ir em uma loja de suplementos ele logo é oferecido. Leia o artigo e conheça 10 desculpas para vender whey protein, as mentiras do marketing.
A Popularização do Whey Protein
Whey Protein é o suplemento mais conhecido entre os praticantes de musculação e um dos mais vendidos no mundo, qualquer freqüentador de academia já ouviu falar desse produto. Muitos acreditam que se trata de um pó mágico capaz de alavancar ganhos até para quem tem metabolismo acelerado.
As indústrias de suplementos, famosas por exagerar no marketing de seus produtos, foram uma das principais responsáveis por criar essa fama de que a proteína do soro de leite é de alguma forma, superior as demais.
Quantos adolescentes já não foram levados por maliciosos vendedores de suplementos a acreditar que essa era a solução para sua magreza?
Você foi um deles?
Veja essa lista com 10 desculpas esfarrapadas usadas por vendedores e indústrias de suplementos para te convencer a comprar Whey. Não seja enganado novamente!
10 Desculpas Para Vender Whey Protein
#1 – Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.
A grande verdade sobre o valor biológico é que ele é totalmente irrelevante para quem consome grandes quantidades de proteínas diariamente (2g/kg ou mais).
Se você for um refugiado uruguaio que mora em uma comunidade carente e consome 30g de proteína por dia, nesse caso o valor biológico delas farão diferença.
Porém, se você for um marombeiro que consome facilmente 150 a 200g de proteína por dia, você já está no limite da retenção de proteína.
Aumentar o valor biológico não fará diferença alguma, pois como dito, você já está no limite, não passando de desculpas para vender Whey Protein.
Existem até fisiculturistas que conseguem excelentes resultados consumindo apenas proteínas de fontes vegetais. Se você garante seus 2g ou 3g de proteína por kg de peso corporal, não é necessário se importar com valor biológico de nenhuma proteína.
#2 – Whey Protein é uma proteína de rápida absorção
Primeiro que o único whey de rápida absorção é o hidrolisado. O concentrado e isolado são de média absorção igual um frango. É claro que por ser líquido digere um pouco mais rápido.
Segundo, o shake pós-treino só é algo urgentemente necessário para quem treina em jejum ou semi-jejum. Se você faz uma refeição pré-treino, você já garante aminoácidos durante todo o período intra e pós-treino.
O fato de o Whey ser de rápida absorção não faz qualquer diferença na prática, já que diversos estudos comparam o uso de 30g de Whey x 30g de Caseína x 30g de proteína sólida e todos tiveram a exatamente a mesma resposta na síntese protéica, sendo mais desculpas para vender whey protein.
Não tem porque achar que só porque ela é absorvida mais rápida, significa mais músculos.
Exemplo prático: Se você quer encher um copo com 200ml de água, faz diferença se você coloca de 20ml em 20ml ou 200ml de uma vez só, no final o copo não está com 200ml do mesmo jeito?
A velocidade mais rápida fez o copo ficar mais cheio? Da mesma forma que 200ml de água sempre serão 200ml de água independente da velocidade que se coloca no copo, 30g de proteína sempre serão 30g de proteína independente da velocidade absorvida.
#3 – Whey Protein tem maior quantidade de BCAA que as outras proteínas
Qualquer proteína completa tem pelo menos 15-20% de BCAA. Uma dieta hiperprotéica (rica em proteínas) comum tem de 30 a 40g desses aminoácidos (leucina, isoleucina e valina)
Você acha que os 5,5g a mais que o Whey Protein da Optimum Nutrition tem irão fazer qualquer diferença na prática? Comparado ao resto da dieta, essa quantidade chega a ser insignificante.
#4 – Whey Protein possui maior quantidade de glutamina que as outras proteínas
Mesmo caso do item anterior. Adicionar 4g de glutamina em uma dieta hiperprotéica é adicionar uma gota d’agua em uma piscina.
#5 – Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular
Assim como toda e qualquer proteína.
#6 – Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.
Se o seu interesse é apenas na insulina, faça uma refeição pré-treino com carboidrato de alto índice glicêmico que sua insulina ficará elevada durante o início do treino.
#7 – Whey Protein é antioxidante.
Se o seu interesse é apenas na ação antioxidante, use um bom multivitamínico.
#8 – Whey Isolado é melhor do que Whey Concentrado.
Mito. Para quem é intolerante/sensível a lactose pode até ser interessante apenas pela ausência desse carboidrato específico. Já que em alguns pode causar desconforto, diarréias, flatulências, e acne.
Para todo o restante da população, Whey Protein Isolado tem exatamente os mesmos efeitos que o Concentrado. Com a desvantagem que durante o processo de filtragem são perdidos muitos nutrientes importantes.
Outro ponto negativo é que quanto mais rápida a velocidade de absorção da proteína, mais chances ela tem de ser oxidada (usada como energia) já que os receptores dos peptídeos são ocupados com maior rapidez.
#9 – Whey Hidrolisado é melhor que Whey Isolado.
Usar quantidades maiores do que 30g de Whey Hidrolisado de uma única vez é o mesmo que rasgar dinheiro. Nosso intestino tem quantidades limitadas de receptores de aminoácidos e peptídeos (os monômeros das proteínas).
Quando se coloca no sangue grandes quantidades de proteína hidrolisada, todos os receptores são ocupados de uma vez só. E os aminoácidos que não conseguem encontrar um receptor vazio para serem absorvidos, são usados como substrato para a gliconeogênese (transformados em energia).
Uma proteína sólida ou de lenta digestão não corre esse risco, pois os aminoácidos são liberados na mesma velocidade que são absorvidos, e não ocupam todos os receptores de uma vez (não há “fila” para usar os receptores, pois sempre tem um vazio).
Quanto mais rápida a absorção da proteína, mais receptores são usados de uma vez só, e mais chances ela tem de ser oxidada.
#10 – Whey é uma proteína limpa de gorduras, colesterol e açúcares.
Outro grande mito que surgiu nos anos 70 e que até hoje assusta os menos informados é que gordura é o vilão da alimentação e deve ser eliminado a todo custo.
Gorduras possuem uma enorme lista de benefícios para o corpo humano, inclusive as saturadas que foram injustamente acusadas de serem causadoras de problemas cardíacos.
Muitos estudos comparam 300kcal de leite desnatado com 300kcal de leite integral e mostram que a resposta anabólica desse último é superior ao primeiro. Colesterol tem importantes funções no processo de hipertrofia, é usado como carregador de testosterona, precursor de vitamina D3, regulador da membrana plasmática.
Açúcar pode até ser um problema para diabéticos, mas pra quem tem hábitos de vida saudáveis e pratica musculação ele é útil como fonte de calorias e estimulador de insulina.
Afinal, existe vantagem em usar Whey Protein?
Sim, existe. Os vendedores de suplementos conseguem usar de sua criatividade e listar 300 “vantagens” para te convencer a comprar seus produtos. Infelizmente apenas 1% delas são verdadeiras e estão citadas a seguir:
- Whey Protein é mais prático que uma proteína sólida: Uma das reais vantagens de usar uma proteína em pó é a praticidade. Basta misturar com leite/água e que já está pronto. Rápido e sem bagunça.
- Whey Protein é mais fácil de ser ingerido: Para os ectomorfos que não conseguem comer o suficiente, o uso de proteína em pó pode ser interessante. Já que é mais fácil consumir 200kcal de um shake líquido do que de carne.
- Uso de proteínas hidrolisadas intra-treino: Muitos praticantes de musculação notam uma significativa melhora na recuperação muscular quando usam uma pequena dosagem (15 a 20g) de proteínas hidrolisadas ou BCAAs ao longo do treino. O que permite treinar o mesmo músculo várias vezes na semana.
Conclusão
Talvez você esteja se perguntando: Devo tirar o Whey Protein da minha alimentação? A resposta é NÃO.
Você não deve eliminar o Whey simplesmente porque remover 30g de qualquer fonte protéica (e conseqüentemente 120 kcal) da dieta não faz nada além de atrasar seu crescimento.
O grande ponto desse artigo é mostrar que esse suplemenrto tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo e te livrar dessas desculpas para vender whey protein.
Retirar qualquer uma destas da dieta não traz benefício algum. Entretanto você está completamente livre para trocá-las entre si. Em vez de tomar um scoop de Whey de R$200,00, apenas adicione duas ou três porções de frango ao seu jantar.
Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.
Autor Frank#
FONTE: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=115620&tid=5738349253107075208
REFERÊNCIAS
Lyle McDonald – The Protein Book
Brad Pilon – How Much Protein
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10658002
http://ajpendo.physiology.org/content/300/1/E231.abstract
http://www.bodyrecomposition.com/research-review/milk-the-new-sports-drink-a-review-research-review.html
http://www.bodyrecomposition.com/muscle-gain/an-objective-comparison-of-chocolate-milk-and-surge-recovery.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-introduction.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-pt1.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-part-2.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-part-3.html
Você já viu o eBook que lancei: Como escolher seu Whey Protein”?
Este eBook foi resultado de várias pesquisas minhas para organizar todo conteúdo a respeito dos escândalos dos Whey Protein’s adulterados, marcas fraudulentas, técnicas para análise de qualidade, estratégias e truques ardilosos que várias marcas de suplementos adotam para tornarem o seu produto mais barato cortando custos de produção para aumentarem suas margens de lucro; e outras coisas.
Clique na imagem abaixo e baixe totalmente GRÁTIS.