• Oi Matthaeus,obrigada pelo ebook ,se dispor de forma gratuita com o intuito apenas em ajudar,isso é algo raro de se ver! Este universo da musculação é fascinante pra mim! Na minha adolescência pesei 38kg não sou alta 1,63 mas era horrível, sofria muito bulling ,fazia de tudo para engordar, e nada dava certo ,foi qdo tomei micro comprimidos enzicoba e um xarope apevitim, comecei engordar comia até as paredes,uma fome de leão. Diz ter o efeito acumulativo no organismo, mas enfim fiquei linda,entrei para faculdade (publicidade e propaganda) parecia uma sereia,sem querer me achar era uma das mais lindas da fácil,era muito muito assediada, magrinha bundudinha cinturinha fina 60 cm,pele bronzeada loira barriga sequinha… Tinha meus 20 a ninhos né, hoje(calma,não virei Baranga gente) tenho 36 anos não posso reclamar,mas com o tempo e alimentação errada ganhei Gordurinha na cintura e barriga,pra quem era seca incomoda,não fiz lipo(nem tenho silicone nos seios)
    acho que sou a única na família e entre minhas amigas…enfim comecei a treinar musculação em 2012,idas e vindas mas sempre seguindo dieta,meus treinos estão top! Estou fazendo super séries, quase morro kkk mas eu amo! O que eu quis dizer é que aprendam a se alimentar 6 refeições ao dia, muita água, para evitarem o acumulo de gordura, porque não é fácil perder hein!!! Se eh tivesse orientação como tenho hoje seria tudo mais fácil! Abraços a todos guerreiros aqui,especialmente a você Matthaeus!!

    • Da facul,não dá fácil, até porque eu não sou fácil, kkkk esses corretores automáticos do cel é uma beleza viu!

    • Muito obrigado. Isso que me motiva continuar com o site.

  • Adriel

    O meu caso seria biotipos mistos pq eu consigo ganhar massa só até certo ponto e depois eu não consigo mais passar daquilo não sei pq.

    • deltgusk

      entre em contatos e nos passe um email para responder suas duvidas ou montagem de dieta

    • Tem certeza? Essa estagnção de ganhos é falta de sobrecarga progressiva e falta de aumentar as calorias na dieta depois. Veja http://proanabolismo.com/sobrecarga-progressiva-a-chave-da-ignicao-do-anabolismo-muscular/

      Gostaria que eu montasse uma dieta para você? Me passe seu peso, altura, idade, fator de atividade (lista abaixo), horário das refeições, horário do treino, horário que dorme, se tem alguma restrição a alimento (alergia a lactose, glúten, peixe, vegetariano, etc.)

  • thiago14789653

    Cara, parabéns pelo blog, eu nunca me senti tão motivo na minha vida como estou me sentindo neste momento! hehe

    Infelizmente eu sou um Ectomorfo de 1,80 com 54kg… Canso de ouvir meninas dizendo que tenho o rosto bonito, mas com esse corpo super magro não rola. Por muitas vezes pensei em mudar, mas não sabia o caminho certo a seguir. Felizmente encontrei este blog, e com certeza farei uma doação para vocês, pelo ótimo trabalho que fazem.

    Gostaria de saber se tem alguns link aqui mesmo do blog para me ajudar a iniciar?
    Eu comprei recentemente um conjunto de anilhas, inicialmente 30kg (mais uma barra de 1.2m e duas barras pequenas), será que em casa eu consigo fazer exercícios que me ajudem?

    Quanto a Hipercalóricos, Suplementos e Remédios para abrir o apetite, você tem alguma sugestão para me recomendar? hehe

    Acho que era isso, mais uma vez Parabéns pelo site!

  • Adriel

    Eu tenho 16 anos, 1.72m e 58kg e ainda me achava ectomorfo, mas depois q eu vi esses relatos nesse site me ajudou a me motivar mais pra não desistir de fazer exercicios.

    • Se quiser ajuda para montar uma dieta é só falar.
      Me passe seu fator de atividade, horário das refeições, horário do treino, horário que dorme, se tem alguma restrição a alimento (alergia a lactose, glúten, peixe, vegetariano, etc.)

  • Avatar

    Relato bem motivacional pra mim!! Sou um ectomorfo por excelência (que tristeza…), já estive em uma situação que poucos podem imaginar… tenho 1,92 de altura, e tinha 61 kgs. (confesso que as pessoas tinham uma imagem de que eu era doente, um anourexico). De uma forma amalucada, consumindo alguns suplementos (sem muito critério) e fazendo musculação eu consegui alcançar 82 kgs (e ainda assim aparentava ser magro). Ocorre que isso já faz 3 anos, pelas dificuldades da vida parei de malhar, e atualmente estou pesando 72 kgs. Gostaria muito de voltar, mas de uma forma mais criteriosa!! Pelo relato do Átila eu cheguei a este blog, espero muito ter as dicas certas e ter os resultados que tanto almejo!!

    • Seja muito bem vindo.
      Ajudo sim.
      Fala sua idade, o horário que vai treinar, os horários das suas refeições, e horário que dorme e acorda.

      • Avatar

        Fico feliz pela atenção Matthaeus!!

        Então, tenho 25 anos de idade, atualmente faço apenas as alimentações básicas, café da manhã (7:00 horas) almoço (12:00 horas), janta (as 18:00 horas) e uma alimentação básica antes de dormir, porque atualmente não estou fazendo atividade física, quando estou, sinto a necessidade de adicionar mais refeições, e elevar a quantidade. Acordo por volta das 6:40 e durmo mais ou menos às 00:30.

        Entra em questão também que faço artes marciais, atualmente estou parado, mas pretendo voltar no mesmo período da musculação e da dieta. Considerando ser arte marcial uma atividade aeróbica, não comprometeria os resultados da musculação?! Ainda que em períodos irregulares (dia sim, dia não)?! Os dias de treino são segunda/quarta/sexta. Como organizar essa loucura?! rs

        Aguardo resposta!!

  • Skull

    tenho 17 anos e 1,82 de altura, peso 60 kg ….oq faço pra ganhar peso?! ….sera msm bom entra em 1a academia ?! ‘~’

    • Sim, a musculação vai te ajudar, mas você vai precisar ter paciência, seguir uma dieta de ganho de massa, treinar (3x na semana de forma intensa) e descansar corretamente (dormir direito). É interessante tomar um abridor de apetite também. Cobavital é bem famoso por quem pratica musculação.

      O treino é o que montei no blog

      A dieta preciso saber o horário das suas refeições e qual horário vai treinar musculação.

      • E ae Matthaeus beleza?

        Tenho uma dúvida bem básica sobre treinar até a falha.
        Treino 3 séries por exercício de 12 repetições, então eu devo atingir a falha já na primeira série? Fazendo isso eu não vou comprometer o restante das séries?
        Ou devo chegar a falha somente na última série?

        Obrigado

  • Fernando

    Excelente post Átila, pena que são poucos posts como esse (parabéns pela evolução)! Parabéns tb ao Matthaeus, que montou um blog tão legal, com informações com embasamento técnico e não “achismo”. Conheci o blog agora e já deixei de malhar hoje para absorver esses conhecimentos e começar a aplicá-los!! Sou ecotomorfo nato tb. Tenho 1,83m e sem malhar peso normalmente 67kg, malhando giro em torno dos 70/71kg. Como o camarada comentou mais acima, tb tenho corpo longilíneo, com braços e pernas compridos e magros e aquela pochete tenebrosa no abdómen…
    Só para amarrar a execução Matthaeus, devemos fazer então: A off B off C off off A off…

    Abraços e continue o belo trabalho!!

    • Obrigado pelo elogio
      Inicialmente ou para aqueles que não estão tendo resultados como treino, o treino ABC, 3x na semana, dessa forma que você falou, feito de forma intensa, vai dar mais resultados a um ectomorfo.
      Mas um ectomorfo não treinará ABC o resto da vida, mas inicialmente esse é o melhor para ele.
      Você sendo alto tem uma vantagem. Vai conseguir os 40 cm de braço, tão aclamado nos fóruns e internet.
      Fora que em 1 ano de treino você estará com 80kg.

  • Atenção a todos que forem postar relatos aqui, tapem o rosto nas fotos igual o átila fez. Já pegaram essa foto para fazer montagem de zoação na internet. Já está sendo compartilhada no facebook. Então só avisando.

  • Rapaz, muito massa seu relato, quando a gente vê gente no mesmo problema que nós, e que conseguiu passar por tudo e todos, é muito motivador!!! Vou seguir seus conselhos e do Blog, parabéns a todos que estão lutando por uma vida mais saudável!

  • Super Porco

    Comecei o treino semana passada, senti muito, treino intenso pra caralho. Antes ficava quase 1h30min na academia, achava que contava certo o intervalo de séries e exercícios, mas agora comecei a contar com o celular e vi que eu perdia um tempão na academia. Intervalo que eu achava que era 1min dava uns 3min.

    Treino intenso, primeira semana e sai quebrado da academia todos os dias, no outro dia era dor muscular forte, muito bom. Hoje vamos vou a luta de novo, valeu galera.

    Strength and Honor!

    • Excelente.
      No dia de pernas pode acrescentar outro exercício além do agachamento como a cadeira flexora (a extensora não recomendo por força muito o joelho).

      Tire suas medidas e uma foto para depois você fazer um relato.

  • marcio

    ?

    • Átila

      É isso mesmo! Diminui a quantidade e aumentei a qualidade da execução ou seja a intensidade. Não fico mais que 1 hora na academia. E vou 3x na semana. E ainda tenho muito mais resultados do que quando ia 5x na semana e ficava mais de 1 hora todos os dias.

  • marcio

    Você começou malhar menos vezes na semana e diminuiu os exercicios dos musculos exemplo inves de fazer 4 exercicio de biceps voce fais 2

    • sim, foi o que ele fez. Diminui o volume e aumentou a intensidade (execução lenta, mais peso e fazer até músculo não aguentar)

  • Super Porco

    Tu não tem um relato no Mundo Realista? Enfim, também sou ectomorfo, eu achava que fazendo um treino bastante intenso e um pouco volumoso (5 exercícios para músculos grande e 3 para pequenos – treino ABCDE) me daria resultado, eu fazia uns 7 exercícios por treino, com intervalo curto para não demorar tanto na academia, se não eu mofo lá dentro.

    Eu demorava mais ou menos 1h25min de treino, ainda bem que vi esse blog para me auxiliar e mostrar um caminho para minha morfologia. Mas mesmo com treinos volumosos, consegui resultados, porém estabilizou. Mês que vem completo 1 ano de academia, comecei com 60kg e hoje estou com 75kg, tenho 1,75m, com 10% de BF. Sou aquele legítimo magrão, pescoço comprido, pernas compridas e finas, braços compromidos e finos e um pouo de barriga. Mas hoje estou bem menos pior do que era, estou mais definido, mais encorpado, mas percebo que estou muito longe do posso chegar.

    Vou começar esse treino ABC, dar intervalos maiores de descnço entre séries e exercícios, e seguir a dieta nos trilhos. Quero chegar nos 80kg, pretendo fazer um cut (seria até interessante um treino sobre) depois para dar uma definida legal, mas uma coisa de cada vez, agora estou em bulking.

    Gostei do relato man, parabéns, pelas fotos tu é o ectomorfo nato, tava magérrimo, mas nada que a força de vontade e o conhecimento não te traga sucesso!

    • Átila

      É verdade, ectomorfo extremo mesmo. Tenho o meu relato lá no mundorealista sim. 1,75 com 75 kilos com 10% de BF está muito bom. Já esta no ideal, malhar mais que isso agora é malhar para ficar grande. Eu ainda estou na fase de malhar para deixar de ser magro. Quero chegar nos 85 kilos antes de pensar em fazer um cut. Poste seu relato tambem, é sempre motivador ver relatos assim.

  • Átila

    Isso é só o começo galera. Porque até setembro ainda estava vacilando em alguns pontos da dieta e do treino, o Matthaeus me ajudou a corrigir e melhorar o que precisava.

    Agora que eu peguei de fato o ritmo de seguir a dieta e o treino no esquema certo. Levei um tempo para me acostumar a fazer a dieta de forma consistente. Mas agora que peguei esse ritmo, os resultados vão ser bem maiores. Voces vão ver nas fotos do mês de dezembro como vou estar.

    Muito obrigado pelo apoio pessoal!

  • Douglas

    Parabéns pelo relato e pelos resultados, obrigado por compartilhar!
    abraço e bons treinos!

  • Chall

    Vc naum eh o unico ectomorfo a se sentir envergonhado a fazer agachamento livre,eu tambm sinto um certo constrangimento.Porem antes com 60 kilos e agora com 74 kilos conquistado com garra e camisa suada,os tais “bombadoes das pernas finas”,me olham com uma certa admiraçao.E olha que eu tambm sou o unico homem a fazer agachamento desta forma!!! Força meu grande,parabens pela materia divulgada!!!

  • Marcelo

    1,82 56kg é muita magreza mesmo rsrss Mas cara parabéns pela sua dedicação ao treinos e a dieta, e uma das coisas mais importantes é não ouvir o que os outros falam, as pessoas ainda mais dentro da academia tem uma futilidade enorme, ainda mas se relacionado a dietas, consumo de alcool, balada, pois cada um tem seu pensamento e muitas das vezes errado mas não tão nem ai para o q é verdade ou mentira e continuam batendo na mesma tecla da mediocridade.
    Treine sério, se alimente sério, evite stress, se divirta também pois o que adianta ter a saude em dia e não ser feliz, namore bastante enfim viva lá vida meu amigo!!!

    • Átila

      É verdade, parece que tem gente que não quer ouvir a verdade, só impor a sua opinião.
      Eu era muito magro mesmo, achava que nunca ia sair dos 56 kg, já tinha 6 anos que tentava ganhar peso e não conseguia. Sorte que encontrei as dicas do blog.

  • Muito motivador!

  • Roberto

    Que relato foda. Parabens pelos resultados! As costas deram uma melhorada muito grande. Os resultados estão muito bons para quem começou seguindo as dicas aos poucos, e ainda não alinhou a dieta totalmente, ou seja depois que alinhar a dieta e o treino de forma mais completa os resultados vão ser bem melhores. Estou no aguardo para ver as proximas fotos!!

  • alexx

    Isso ae amigo! deu uma motivada aqui haha qualquer dia eu mando o meu. abraço

  • flavio

    Parabéns!!!! o site precisa de mais relatos como esse, basta agora perseverar e postar a evolução de 3 e 3 meses . abraços.