Eu estava pensando em como explicaria para os malhadores de verão e outros caras frescos o verdadeiro valor do agachamento.
Autor Abrao Rodas
A verdade é que existem muitos que não entendem o verdadeiro valor dos exercícios básicos que são apenas 5 e nada mais é preciso. Não entendem que antes de construir braços grandes e tríceps poderosos é preciso ter uma base enorme e sólida!
Bom, existem muitos textos magnificamente explicativos e muito inspiradores como “Efeito Indireto” ou “o caminho brutal das 20 repetições” ou mesmo o “você não sabe Agachar” de animal pack…
Todos eles enfatizam o mesmo, estão dando a dica, está tão claro. Mas ainda continuam correndo atrás de suplementos e de coisas mágicas para “crescer”… Não entendem que para ter um abdômen definido é preciso que algo queira te esmagar em todo santo treino, é preciso que seu abdômen exploda figurativamente para que ele queira crescer. É óbvio que se dobrando milhares de vezes nas famigeradas repetições dos “abdominais” que ele não vai crescer porque isso não é estimulo é a penas desgaste.
Para ter músculos é preciso massacrá-los. Seu dorsal ou panturrilha não vão crescer enquanto você não tiver um mínimo de pernas.
Meus clientes só têm autorização para fazer algum exercício supérfluo isoladores como rosca direta ou tríceps testa após os 100 kg no agachamento.
Agachamento puro e livre, dependendo da sua veemência. Você pode optar pelo frontal que tem maravilhosos benefícios, porem é ultra duro e é necessário um parceiro para você poder chegar até a falha máxima, ou o agachamento com a barra apoiada nas costas, onde a dureza não é menor do que a do frontal, porém pode colocar mais peso e trabalhar mais os quadríceps.
Quando você trabalha no agachamento frontal seus abdomens são esmagados, suas costelas trepidam uma esmagando a outra, seus deltóides lutam para não descolarem, seus vastos laterais e mediais explodem força para voltar para a posição inicial onde nada menos que até o chão não é válido. Quando você está voltando do chão seus quadríceps tem de detonar uma dinamite de força para haver explosão suficiente para que os vastos trabalhem, enquanto seu abdômen luta para não deixar o peso dobrar ou esmagar você. Cada repetição exige altissimo nível técnico onde a respiração é altamente importante e deve ser empregada no momento certo! A dureza do agachamento frontal é impressionante onde nada menos que carga 90% para 20 repetições é coisa de marica.
O agachamento com a barra apoiada nas costas é algo suntuoso, onde os trapézios lutam para que a barra não escorregue ao mesmo tempo em que são esmagados; forçam os braços a trabalharem em conjunto de uma maneira em que até os músculos da face são trabalhados, enquanto que as costas lutam para não se quebrar ao meio (uma postura curtíssima é exigida senão elas vão falhar antes das suas pernas) e os quadríceps que são esticados ao máximo lutam para voltar à posição inicial! Enquanto que cada respiração é crucial, sendo necessário muitas vezes parar no topo para respirar várias e várias vezes! Você que treina “resistência” quer ter grande resistência, fôlego, etc.? Pois treine o agachamento puro e livre até a falha máxima que eu te garanto o maior fôlego do mundo. Tudo trabalha no agachamento. Você pode até variar algumas posições de pernas como, por exemplo, mais abertas, bem abertas, bem fechadas com os pés apontados para fora (essas variações são no caso de mulheres ou fisiculturistas que querem tonificar certa região ANTES DA COMPETIÇÃO), pois o válido é o agachamento PURO E LIVRE!
Quando você tem uma base sólida e forte tudo cresce, o próprio corpo trabalha para que tudo cresça na mais devida proporção. Cada miligrama de potência exigida no agachamento não será em vão desde que seja até a falha total porque assim seu corpo vê que é insuficiente! Que precisa ser mais! Que PRECISA CRESCER!
Você não pode simplesmente ir para a academia, por algumas anilhas na barra, começar a agachar e esperar pelo melhor. Este programa é tanto sobre muita concentração e resignação mental quanto um exercício físico – e provavelmente mais que isso.
Você tem que estar mentalmente preparado ou você não vai fazer. Dor e medo estarão lá com você, tentando te parar, pedindo que se renda. Seu corpo estará gritando para você escutá-lo e a pequena voz em sua cabeça estará te implorando para cessar e desistir. Diga para eles calarem a boca. Você tem uma tarefa de crescimento a cumprir!
Agachar pesos pesados para 20 repetições é algo que não parecerá natural para o seu corpo. Doerá. Você se sentirá atordoado e tonto. Provavelmente você vai querer vomitar. Prossiga. Seu corpo poderá decidir cessar completamente e poderá deixá-lo no fundo de um agachamento, incapaz de subir. Obviamente, segurança é de preocupação fundamental.
Fonte: http://saudavell.blogspot.com.br/2012/05/veemente-agachamento.html